A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, compareceu ao lançamento do livro “Convenção Americana de Direitos Humanos Comentada”, nesta segunda-feira (20), na sede do Supremo Tribunal Federal (STF). A obra tem 54 autores, entre eles ministros do STF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e os desembargadores Mauro Pereira Martins e Humberto Dalla, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
O evento aconteceu na Sala de Sessões da 1ª Turma do STF, em Brasília, durante o “Seminário Internacional Desafios e Impacto da Jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH)”.
A publicação é organizada pelo ministro Luis Felipe Salomão, do STJ e corregedor nacional de Justiça, e pelo advogado Rodrigo Mudrovitsch, vice-presidente da Corte IDH. Há textos dos ministros Luís Roberto Barroso (presidente do STF), Alexandre de Moraes (presidente do TSE), Gilmar Mendes (decano do STF), Dias Toffoli e André Mendonça.
“Não existe algo no mercado editorial nacional com tamanha densidade e diversidade de juristas”, afirmou o ministro Luis Felipe Salomão. Clique aqui para adquirir a obra.
A Convenção Americana de Direitos Humanos, também conhecida como Pacto São José da Costa Rica, foi internalizada no ordenamento jurídico brasileiro por meio do Decreto 678, de 6 de novembro de 1992.
Aborda direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, suspensão de garantias, interpretação e aplicação, deveres das pessoas, órgãos competentes, Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Corte Interamericana de Direitos Humanos, além de disposições comuns, gerais e transitórias.
Leia também: Presidente da AMAERJ acompanha posse de novo conselheiro do CNJ
Em despedida, desembargador Maurício Caldas recebe a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense
AMAERJ sorteará passagem e hospedagem para Seminário Internacional de Ciências Criminais