O evento FestLabs, organizado pelo Fórum do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (Fojurj) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), teve sua cerimônia de encerramento realizada nesta sexta-feira (13), após três dias de programação focada em inovação, tecnologia e sustentabilidade. Nesta manhã, a presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, acompanhou a palestra do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e do CNJ, no Tribunal Pleno.
Juntamente ao ministro Barroso, compuseram a mesa de honra o presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Henrique Figueira, o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), desembargador federal Guilherme Calmon, o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), desembargador Roque Lucarelli Dattoli e a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Daniela Madeira.
Na palestra, focada nas inovações da sociedade e do Judiciário brasileiro, o presidente do STF e do CNJ falou dos benefícios de um uso adequado das ferramentas de inteligência artificial. “Ela é capaz de tomar decisões e armazenar uma quantidade muito superior de informações em comparação com o cérebro humano, e estas são processadas com velocidade muito maior”, disse.
Mencionando diversos exemplos inovadores já aplicados no judiciário, Barroso mencionou ferramentas como as inteligências artificiais Victor, VitórIA e RAFA, além de projetos como o Pacto pela Linguagem Simples e o Selo Linguagem Simples, e o Domicílio Judicial Eletrônico, que centraliza as comunicações processuais em um endereço on-line.
Em seguida, o ministro participou da entrega de troféus do do 1º Prêmio Inovação do Poder Judiciário, junto de outras autoridades.
Leia também: Artigo do presidente da AMB: As togas suspensas no ar
Presidente da AMAERJ prestigia lançamento de livros no Rio de Janeiro
AMAERJ realiza debate sobre filme na próxima terça-feira