Presidente da AMAERJ e vice-presidente de Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a juíza Eunice Haddad participou das solenidades de posse dos senadores e dos deputados federais no Congresso Nacional, nesta quarta-feira (1º), em Brasília.
De manhã, 513 deputados eleitos para a 57ª legislatura (2023-2027) da Câmara foram empossados em sessão no Plenário Ulysses Guimarães. À tarde, tomaram posse 27 senadores para um mandato de oito anos (2023-2031).
A magistrada também acompanhou as eleições presidenciais das Casas. O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito e seguirá no comando do Congresso durante o biênio 2023-2024.
Ao longo do dia, a presidente Eunice Haddad conversou com parlamentares sobre as pautas legislativas de interesse da Magistratura. Também estiveram presentes os juízes Frederico Mendes Junior, presidente da AMB; Thiago Elias Massad, assessor da presidência da AMB e vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis); Marcel Ferreira dos Santos, secretário da AMB; e Fernando Bueno da Graça, membro da Diretoria de Assuntos Legislativos da AMB.
No último dia 18 de janeiro, a Diretoria de Assuntos Legislativos da associação nacional mapeou os projetos que tratam da Magistratura e do Judiciário e definiu as estratégias de atuação da AMB para a nova legislatura do Congresso. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 63/2013, que institui a Valorização por Tempo na Magistratura (VTM), é uma das principais matérias apoiadas pela associação.
Leia também: Diretores da AMAERJ assistem à posse dos novos deputados na Assembleia
Barbárie não intimidará os magistrados, afirma a presidente Rosa Weber
Órgão Especial votará a remoção de juízes nesta quinta-feira (2)