A juíza Elen Barbosa, diretora de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica da AMAERJ, recebeu o Prêmio Empoderadas nesta quinta-feira (31). Em sua primeira edição, a premiação tem por objetivo celebrar os resultados dos três anos do programa que protege mulheres vítimas de violência.
A titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Três Rios (cidade no Centro-Sul Fluminense) foi agraciada pela parceria, selada em 2019, com o pólo do Programa Empoderadas na região. “Temos trabalhado juntos para fortalecer e empoderar as mulheres”, afirmou a juíza do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).
A cerimônia aconteceu à tarde no Hotel Hilton, em Copacabana (Zona Sul do Rio). Além da magistrada, foram reconhecidas mais personalidades que contribuem com o programa, entre elas as promotoras Gabriela Manssur, de São Paulo, e Sara Gomes, da Bahia; a tenente-coronel da PM (Polícia Militar) Cláudia Moraes; e a empresária Luiza Brunet (madrinha do projeto).
O Programa Empoderadas, idealizado e implantando pela ex-atleta e campeã de MMA Érica Paes, ajuda mulheres que sofreram violência doméstica ao ensinar técnicas de defesa pessoal e oferecer acompanhamento psicológico e jurídico. Hoje, integra os programas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Leia também: Magistradas se reúnem na AMAERJ em Happy Hour com psicóloga
Conheça os cinco vencedores do sorteio do livro ‘Metendo a Colher’
Conselho da Magistratura recomendará candidatos à remoção em maio