A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará em 11 de dezembro, às 17h, a 4ª edição do Prêmio EMERJ Direitos Humanos. Dez pessoas serão agraciadas com a comenda, entre elas a juíza Mônica Labuto, titular da 3ª Vara da Infância, Juventude e Idoso da Comarca da Capital e coordenadora de Projetos de Identificação Civil de Adolescentes e de Incentivo ao Apadrinhamento e Adoção de Crianças e Adolescentes.
O evento será conduzido pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo. A solenidade acontecerá no Salão Histórico do 1º Tribunal do Júri do Museu da Justiça (Rua Dom Manuel, nº 29, 2º andar, Centro do Rio).
Também receberão o prêmio o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; a cantora Alcione, presidente emérita do projeto Mangueira do Amanhã; o padre Omar Raposo, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e coordenador de 12 projetos sociais; as médicas Margareth Dalcolmo e Soraia Rouxinol; a empresária Luiza Trajano, ativista pela igualdade racial e social; o líder comunitário Douglas Oliveira, fundador do projeto social Primeira Chance; o atleta Pedro Rizzo, fundador do projeto social Usina de Campeões; e o produtor audiovisual Daniel de Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania.
A comenda homenageia as personalidades brasileiras de destaque e relevância na disseminação do conhecimento, respeito e defesa dos direitos humanos em 2023.
Leia também: Juíza Eunice Haddad será condecorada com a Medalha do Mérito EMERJ
Tribunal Pleno votará novo Regimento Interno do TJ-RJ e escolherá integrantes do TRE
Seminário debaterá conceitos e pressupostos para responsabilização por danos climáticos