O juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, recebeu nesta quarta-feira (23) o Prêmio Medalha Amigo da Primeira Infância 2023, da Câmara dos Deputados. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, esteve na cerimônia no Salão Nobre da Câmara, em Brasília.
A honraria é concedida a pessoas ou a instituições que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção e à garantia de direitos da primeira infância no país.
“A primeira infância é a maior janela de desenvolvimento do ser humano. Se queremos construir um país, temos que investir na primeira infância”, afirmou o magistrado ao receber o prêmio.
O juiz Sérgio Ribeiro idealizou os projetos “Apadrinhar – Amar e Agir para Materializar Sonhos” e “Doe um Futuro”, que venceram o Prêmio Innovare em 2015 e 2022, e “O Ideal é Real – Adoções Necessárias”, que visa mudar o perfil de escolha nas adoções.
O “Apadrinhar” propicia a crianças e adolescentes, com esperanças remotas de reinserção familiar e adoção, a oportunidade de construir laços de afeto e apoio material, com possibilidades de amparos educacional e profissional disponibilizado por pessoas da sociedade civil que possuam disponibilidade emocional e/ou financeira para se tornar padrinho ou madrinha.
A iniciativa “Doe um Futuro” indica cursos profissionalizantes para que padrinhos financiem a formação de adolescentes em situação de vulnerabilidade, acolhidos na área da 4ª Vara da Infância. O padrinho paga diretamente à empresa que ministra o curso, sem entregar dinheiro para qualquer pessoa do abrigo ou da Vara.
A deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ) foi a autora da indicação para que o juiz Sérgio Ribeiro recebesse o prêmio.
Trajetória do magistrado
O juiz Sérgio Ribeiro é formado em Direito pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (1991) e especialista em Direito Constitucional pela Universidade Estácio.
Magistrado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) há 19 anos, ele presidiu o Fórum Nacional da Justiça Protetiva (Fonajup), de 2016 a 2018, a Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso do TJ-RJ (Cevij), de 2017 a 2020, e o Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça, de 2018 a 2020.
O magistrado atuou como diretor de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ de 2016 a 2019. Atualmente, é membro da Secretaria de Infância e Juventude da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Medalha Amigo da Primeira Infância
Esta foi a segunda edição do prêmio, criado em 2021. A solenidade é realizada em comemoração ao Dia da Infância, que será celebrado nesta quinta-feira (24).
Neste ano, também foram agraciados a Associação Beneficente Nossa Casa, de Criciúma (SC); Maria Teresa Saenz Surita Guimarães, de Boa Vista (RR); Onélia Maria Moreira Leite de Santana, de Fortaleza (CE); e Paulo Roberto Leite de Arruda, de Vitória de Santo Antão (PE).
A cerimônia reuniu autoridades dos três Poderes.
Leia também: Desembargador Elton Leme, do TJ-RJ, é indicado pelo STJ para vaga de ministro
Magistrados podem inscrever obras na Mostra Artística e Literária do COGEN
Desembargadores do Rio participarão do seminário ‘Produção de Provas em Grau Recursal’