Notícias | 20 de outubro de 2015 13:26

Juiz recebe Medalha Tiradentes na Alerj por atuação na garantia dos direitos das crianças e adolescentes

O juiz Pedro Henrique Alves, titular da 1° Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da capital, recebeu, na noite de ontem (19), a Medalha Tiradentes durante solenidade no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A honraria é concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços à causa pública. A iniciativa foi do deputado Bruno Dauaire. “Sempre tento fazer o melhor, principalmente quando vejo uma criança, um adolescente ou um idoso cujas vidas podem ser modificadas para melhor com uma decisão minha”, disse o juiz, emocionado.

No discurso de agradecimento, o magistrado relembrou sua trajetória profissional e confessou que o Direito não estava em seus planos iniciais de carreira. Ele queria estudar engenharia, mas por falta de condições financeiras cursou Direito em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, onde conheceu o lado social da profissão, voltado para a igualdade de direitos. Foi aprovado em diversos concursos e iniciou sua carreira como juiz nas varas de infância e juventude, onde permanece após 20 anos. “Embaixo desses processos há vida”, ressaltou.

Medalha

Em novembro, o magistrado completa um ano à frente da 1° Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da capital e diz que muita coisa já mudou de lá para cá. “Tentamos dar uma nova face à primeira Vara, tornando-a mais próxima da realidade dos jurisdicionados. Abrimos as portas dos gabinetes dos juízes para que qualquer um tenha acesso a eles, desenvolvemos projetos sociais e vamos lançar até o fim de novembro um projeto criando 20 novas instituições de acolhimento de crianças e adolescentes”, divulgou o juiz. Após receber a Medalha Tiradentes, o magistrado foi homenageado com flores por crianças do Educandário Romão Mattos Duarte.

A mesa de homenagem foi composta pelos desembargadores Siro Darlan, Guaraci de Campos Vianna, o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Sérgio Cavalieri Filho, que é o atual procurador-geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a deputada Tia Ju, presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj, e o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), José da Fonseca Martins Junior, além do magistrado premiado. 

O deputado Bruno Dauaire elogiou as iniciativas do juiz Pedro Henrique Alves em prol dos direitos das crianças e adolescentes. “Aos juízes cabe traduzir, em suas decisões, os anseios da população. O Judiciário fluminense tem sido um exemplo de vanguarda”, afirmou.

Fonte: TJ-RJ | Foto: Brunno Dantas