O juiz Marco Couto (1ª Vara Criminal de Jacarepaguá) lançou o livro “Delação premiada – o dito e o não dito”. A obra é resultado da pesquisa do magistrado sobre a vida profissional e a carreira acadêmica de autores que tratam deste tema jurídico. Publicado pela Juruá Editora, o livro está disponível no site da editora – que concede descontos a associados da AMAERJ.
Couto é juiz do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) e ex-promotor de Justiça do Estado do Rio. Ele explica que sua pesquisa começou durante seus quase 19 anos de atuação na magistratura da área criminal.
Leia também: Virtualização da Justiça mantém tendência histórica de crescimento
Juiz aposentado Jairo Carmo lança novo livro de contos
Livros de Daniel Vargas e Rafael Estrela serão lançados no TJ-RJ
O foco nas vidas acadêmica e profissional de outros autores se deu após um incômodo sobre comentários de diversas obras. Ele descreve isso na sinopse: “Ouvia comentários no sentido de que determinado autor tratava certo tema de maneira mais rigorosa porque atuava como procurador da República ou promotor de Justiça, enquanto outro autor possuía uma visão mais liberal pelo fato de atuar como defensor público ou advogado.
Quando o autor de alguma obra era magistrado, ouvia referência à carreira à qual ele pertenceu antes de ingressar na magistratura. Imaginava que, de alguma maneira, a atuação acadêmica de determinado profissional pudesse ser influenciada pela sua atuação profissional, mas acreditava que seria necessária uma pesquisa séria para se chegar a alguma conclusão neste sentido”.
O livro “Delação premiada – o dito e o não dito” está disponível no site da Editora Juruá: a versão impressa custa R$ 59,90 e a digital, R$ 40,90.