* G1
A Justiça condenou 15 pessoas por envolvimento em esquema de desvio de verba investigados pela Operação Dominação II, realizada em dezembro de 2015 na Região dos Lagos do Rio. O juiz titular da 2ª Vara de São Pedro da Aldeia, Márcio da Costa Dantas, condenou na última quinta-feira (17) todas as pessoas que foram denunciadas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A decisão é em primeira instância e cabe recurso.
A maior pena, 134 anos de prisão, foi para Francisco Eduardo Freire Barbosa, conhecido como Chico da Ecatur, apontado pelo MPRJ como o chefe de um esquema de desvio de verba na Empresa Cabista de Desenvolvimento Urbano e Turismo (Ecatur) de Arraial do Cabo. Ele foi condenado por crimes como peculato, lavagem de dinheiro, crime contra administração pública e organização criminosa.
Segundo a denúncia, todo o dinheiro conseguido no esquema, inclusive com tráfico de drogas, era lavado com a compra de imóveis e veículos.
O filho de Chico, Carlos Eduardo Freire Barbosa, conhecido como Cadu Playboy, que já tinha sido condenado a 57 anos de prisão por tráfico de drogas, foi condenado a mais oito anos. Tanto Chico quanto Cadu já estão presos e cumprem pena em penitenciárias federais por outros crimes.
Entre os condenados, também estão o empresário Peter Maciokas e o filho dele, Otto Maciokas, sentenciados a 33 e 43 anos de prisão respectivamente.
A Justiça determinou também a indisponibilidade de bens de todos condenados, quem somam mais de R$ 4 milhões.
Fonte: G1