O auditório da AMAERJ sediará o lançamento do livro “Poder Judiciário e Direito ao Desenvolvimento: Contribuição do Poder Judiciário para proteção dos direitos humanos de terceira geração, em especial ao direito ao desenvolvimento”, em 9 de novembro. A obra é escrita pelo juiz Nelson Rêgo, da Auditoria da Justiça Militar do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).
O evento será realizado pelo Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), a partir das 17h. O livro é publicado pela Juruá Editora, conveniada à AMAERJ. Os associados têm 30% de desconto nos livros adquiridos pelo site www.jurua.com.br, com o cupom AMAERJ18.
A obra do juiz Nelson Rêgo tem apresentação do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), e prefácio do professor e magistrado aposentado Humberto Theodoro Júnior.
O livro é resultado da tese de doutorado em Direitos Humanos apresentada pelo autor na Universidade de Salamanca (Espanha). A publicação faz uma abordagem propositiva sobre a contribuição do Judiciário para o desenvolvimento socioeconômico, a partir de uma perspectiva interdisciplinar entre o neoinstitucionalismo econômico e algumas divisões da ciência jurídica, especialmente o Direito Internacional Público, Constitucional e Processual Civil, com algumas incursões na Filosofia do Direito.
Nelson Rêgo ingressou na Magistratura em 1991. Tem doutorado e pós-doutorado em Direitos Humanos, mestrado em Direito Processual Civil, além de especializações em Direito Empresarial, Civil e do Consumo, Processual Civil e em Didática do Ensino Superior. É licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia.
O auditório da AMAERJ fica na Rua Dom Manuel, nº 29, 1º andar, Centro do Rio de Janeiro.
Leia também: Juiz Rubens Sá Viana Junior faz palestra no Congresso Internacional de Fonoaudiologia
Grupo de trabalho analisa reformulação do regulamento das sedes da AMAERJ
TJ antecipa calendário das aulas de capacitação dos juízes de todos os NURs