O juiz Josimar de Miranda Andrade, diretor de motociclismo da Amaerj e titular da 20ª Vara Cível do TJ-RJ, é o novo coordenador da campanha “Cidadania e Justiça” da AMB. O projeto, que promove a distribuição das Cartilhas da Justiça – iniciativa da AMB, em parceria com a Amaerj e o Instituto JC – nas escolas municipais e estaduais, tem como objetivo instruir a sociedade, de forma lúdica, sobre os conceitos de cidadania e o funcionamento da Justiça. Em encontro realizado, em 27 de março, com o presidente da Associação, Rossidélio Lopes, o magistrado explicou que dará continuidade ao trabalho de divulgação realizado por seus antecessores, e falou sobre a importância de ser indicado para a função.
Juiz Josimar foi nomeado para coordenar a campanha Cidadania e Justiça da AMB
“A questão de ser nomeado para o cargo tem uma relevância muito grande, dado o papel primordial desse projeto. Durante muito tempo, penso eu, que se luta por uma aplicação do ensino do Direito nas escolas, inclusive a partir do Direito Constitucional. E vejo que o projeto da Cartilha da Justiça se enquadra justamente nisso. Levar, primeiramente, àqueles que ascenderão na vida futura, uma noção do que é cidadania e do que é justiça”, exaltou o Josimar.
De acordo com o juiz, os educadores são peça fundamental para a consolidação do projeto. “Temos a conjugação do Poder Judiciário num entrosamento perfeito com a sociedade, justamente a partir da sua base principal que são as crianças. Portanto, o nosso elo principal nisso tudo são os educadores. Aqueles que lidam com as crianças, rotineiramente, cotidianamente”, pontuou o magistrado.
Apesar de o livreto ser voltado para as crianças, Josimar adverte que a publicação também pode ser destinada a outros públicos. “Não quer dizer que por ser um tema de relevância, uma tema já de excelência, que também não seja destinado a um publico adulto, que não tem muito conhecimento do conteúdo que a cartilha apresenta”, alertou o juiz.
Em 2014, já sob a nova gestão da AMB, presidida pelo juiz João Ricardo dos Santos, foi lançada a 6ª edição do livreto. 60 mil exemplares foram emitidos para serem utilizados no ano letivo. A cartilha conta com o patrocínio da Petrobras e o apoio do Governo Federal.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj