Cultura | 31 de maio de 2022 13:59

Juiz do Rio lança livro com ministros de tribunais superiores

Juiz Daniel Vianna Vargas | Divulgação

Conselheiro de Estudos e Pesquisas da AMAERJ, o juiz Daniel Vianna Vargas é um dos autores do livro “Segurança Jurídica para o Desenvolvimento Econômico – Análises de Impacto Legislativo”. Recém-lançada, a obra conta com a participação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

No livro, os magistrados analisam projetos de lei em trâmite no Congresso Nacional voltados à retomada econômica do país. Os autores avaliam os prós e contras de cada proposta legislativa para a coletividade e para os agentes econômicos envolvidos, sua adequação às leis e à jurisprudência dos tribunais, além da viabilidade de execução por parte do poder público.

Daniel Vianna Vargas é doutor e mestre em Direito Processual, juiz instrutor da Corte Especial do STJ e magistrado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

A obra é publicada pelo Instituto Justiça & Cidadania e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e tem coordenação científica dos ministros Kassio Nunes Marques, do STF, e Paulo Dias de Moura Ribeiro, do STJ.

Com 184 páginas, o livro aborda temas como reforma tributária, contratações públicas, concessões, função social da empresa, superendividamento, regulação da inteligência artificial, regras de segurança e saúde no trabalho e responsabilidade civil de empresas poluidoras.

Entre os autores estão os ministros do STJ Humberto Martins (presidente da Corte), João Otávio de Noronha (ex-presidente do STJ), Luis Felipe Salomão (ex-presidente da AMAERJ), Luiz Alberto Gurgel de Faria, Mauro Campbell Marques, Paulo de Tarso Sanseverino e Ricardo Villas Bôas Cueva; os ministros do TST Alexandre Agra Belmonte e Breno Medeiros; e o presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Os exemplares do livro serão distribuídos pela CNI, de forma dirigida, aos senadores e deputados que relatam os projetos analisados no Senado Federal e na Câmara dos Deputados.

Leia também: Tribunal de Justiça do Rio empossa 23 juízes removidos
Votação no Hors Concours do AMAERJ Patrícia Acioli começa nesta quarta (1º)
Vagas esgotam e Associação cria lista de espera para Réveillon na Sede Praiana