Cerca de 40 estudantes de ensino fundamental da rede pública participaram de júri simulado, na sexta-feira (1º), realizado pelo juiz Akira Sasaki, titular da 1ª Vara Criminal de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Esta foi a primeira sessão do projeto social promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São João de Meriti, que visa fornecer uma experiência enriquecedora aos estudantes com ensinamentos sobre as carreiras jurídicas e o sistema legal, de forma prática e interativa. A iniciativa destaca a importância da educação como ferramenta fundamental para o desenvolvimento da sociedade.
Participaram do júri alunos e diretores das Escolas Municipais Casimiro de Abreu e Dr. Getúlio de Moura, a defensora pública Luciana Roscoe e o promotor de Justiça Décio Viégas de Oliveira.
Durante a simulação de um julgamento real sobre bullying e cyberbullying, os alunos puderam vivenciar de perto como funciona o sistema judicial e aprender sobre as diferentes funções desempenhadas pelos profissionais da área jurídica.
O juiz Akira Sasaki ressaltou a oportunidade única para os jovens, que se envolverem ativamente nas etapas do julgamento e puderam compreender o papel crucial desempenhado por juízes, promotores, defensores públicos, advogados e jurados. Para o magistrado, a presença dos diretores da entidade de ensino e das demais autoridades demonstra o comprometimento dessas instituições com a educação jurídica e o incentivo à formação de futuros profissionais do Direito.
O projeto receberá mais turmas de seis escolas municipais nos dias 22 de setembro, 20 de outubro e 17 de novembro.
Leia também: AMAERJ e juízes participam de reunião com o presidente do TJ-RJ em Nova Friburgo
Associação acompanha audiência pública da Corregedoria com servidores
Vice-presidente da AMAERJ participa da abertura do Fovid-RJ