AMAERJ | 24 de outubro de 2024 19:16

Juiz Afonso Henrique Barbosa é homenageado pela Escola Judiciária Eleitoral

Juízes Afonso Henrique Barbosa e Eunice Haddad com as desembargadoras eleitorais Daniela Bandeira e Kátia Junqueira e o desembargador Henrique Figueira

O retrato do juiz Afonso Henrique Barbosa foi inaugurado na galeria de ex-diretores da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), nesta quinta-feira (24). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, prestigiou a homenagem, no Palácio da Democracia.

“Estou muito feliz e honrado com essa homenagem. Como magistrados, nós sabemos que o objetivo da Escola é capacitar os juízes e servidores. Mas percebi que a Escola é muito maior que isso, ela aproxima de fato a Justiça Eleitoral do cidadão”, afirmou o juiz Afonso Henrique Barbosa, diretor da EJE entre 2022 e 2023.

No evento, também foi inaugurada a foto da desembargadora eleitoral Kátia Valverde Junqueira, que comandou a Escola de 2021 a 2022. “É com muita emoção e agradecendo de coração que recebo essa bela homenagem. Estar à frente da Escola é uma tarefa árdua, mas também é uma paixão”, disse.

O evento reuniu magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), entre eles os desembargadores Henrique Figueira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ); Caetano da Fonseca Costa, 1º vice-presidente do TJ-RJ; Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ); e Roberto Felinto, primeiro diretor da EJE-RJ e diretor de Aposentados da AMAERJ; e a juíza Márcia Succi, 1ª tesoureira da Associação.

O presidente do TRE destacou a importância da EJE-RJ. “A Escola Judiciária foi um dos filhos do desembargador Roberto Felinto, que está aqui presente. Ele montou essa Escola com todo o cuidado e deixou frutos. Todos que passaram por aqui conseguiram manter o alto nível da Escola, o patamar de excelência reconhecido por todo o Brasil. O doutor Afonso e a desembargadora Kátia conseguiram manter esse padrão de qualidade, por isso a homenagem justa e o agradecimento pelo trabalho que desenvolveram à frente da Escola”, frisou o desembargador Henrique Figueira.

Atual diretora da EJE-RJ, a desembargadora eleitoral Daniela Bandeira enalteceu a homenagem e a Escola. “Esse não é apenas um espaço de capacitação, é um braço da Presidência do Tribunal que se aproxima do cidadão por meio de projetos. Além do agradecimento, essa inauguração representa o engrandecimento da instituição. É uma forma das pessoas serem lembradas pelo trabalho que desenvolveram em prol da EJE e do Tribunal.”

Leia também: Juíza Eunice Haddad representa a AMB na abertura do FONAJUS no Rio
Reportagens de TV, jornal, streaming e site disputam o Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli
Desembargador André Andrade lançará livro em seminário da EMERJ