Destaques da Home | 07 de junho de 2018 17:26

João Otávio de Noronha é eleito presidente do STJ

João Octávio de Noronha deve assumir a presidência em agosto | Foto/STJ: Lucas Pricken

O ministro João Otávio de Noronha (corregedor nacional de Justiça) foi eleito, por aclamação, novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A eleição aconteceu nesta quarta-feira (6), no Plenário da Corte. Ele vai suceder à ministra Laurita Vaz pelos próximos dois anos. A nova vice-presidente será Maria Thereza de Assis Moura. A posse deverá ser em agosto.

Leia também: AMAERJ participa de workshop ‘Orçamento e Finanças Públicas’ da AMB

STF realiza em agosto audiência pública sobre ampliar a descriminalização do aborto

TRE-RJ, AMAERJ e juízes de Niterói tratam da organização das eleições

Com a troca de comando no STJ, o cargo de corregedor passará a ser exercido por Humberto Martins.

Após ser eleito, Noronha ressaltou a necessidade da modernização tecnológica e maior efetividade nas pautas do STJ. “Buscarei incessantemente um resultado chamado eficiência. Ou seja, quero ser o presidente do mais eficiente tribunal do País. Eficiente no julgamento, na publicação dos acórdãos e na gestão da Justiça brasileira”, disse.

Na mesma sessão, o Pleno decidiu que o ministro Mauro Campbell Marques será o novo diretor da Revista do STJ. Ele substitui Luis Felipe Salomão.

Perfil

João Otávio de Noronha é ministro do STJ desde dezembro de 2002. Nascido em Três Corações (MG), fez carreira como advogado do Banco do Brasil, tendo exercido o cargo de diretor jurídico da instituição entre 2001 e 2002.

No STJ, o ministro foi membro da Primeira e da Segunda Seção e ocupou o cargo de presidente da Terceira Turma em 2016. Também foi corregedor-geral da Justiça Federal, corregedor-geral eleitoral e diretor-geral da Enfam.

Noronha será o 18º presidente do STJ. Entre as prioridades do novo presidente estão o desenvolvimento tecnológico para acelerar a prestação jurisdicional, a racionalidade na utilização dos recursos orçamentários e a melhoria do fluxo de trabalho entre o STJ e as cortes estaduais.

Fonte: STJ, G1 e Migalhas