A biomédica Jaqueline Góes de Jesus, uma das cientistas responsáveis pelo estudo que levou ao sequenciamento genético do novo coronavírus, será agraciada com a honraria Hors Concours do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos 2020.
A cientista foi escolhida pelos associados da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, por meio de votação online. Por decisão dos organizadores do prêmio, o Hors Concours, este ano, contempla uma pessoa que tenha se destacado em ações contra a expansão da pandemia.
A premiação será entregue na cerimônia do 9º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, em 9 de novembro.
Leia também: 9º Prêmio AMAERJ Pratícia Acioli recebe 323 inscrições
Uma das coordenadoras da equipe multidisciplinar de pesquisadores que sequenciaram o genoma do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, Jaqueline Góes de Jesus é graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e doutora em Patologia Humana e Experimental pela Universidade Federal da Bahia (UFB).
Atualmente, a cientista é pós-doutoranda da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Ela também desenvolveu pesquisas inovadoras relacionadas a surtos de febre amarela, chikungunya e zika.