O Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje) abriu inscrições na 53ª edição do encontro, que acontecerá de 15 a 17 de maio, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O tema será “Linguagem Simples no Juizado: Inclusão e Cidadania”.
Clique aqui para se inscrever no evento. No site, os magistrados também poderão apresentar boas práticas e propor novos enunciados.
Criado em 1997, o Fonaje tem como objetivo integrar magistrados atuantes no sistema de Juizados Especiais estaduais para aprimorar a prestação dos serviços judiciários e auxiliar na padronização de procedimentos adotados no país.
A última edição do Fórum aconteceu em novembro e dezembro, em Minas Gerais. O encontro resultou na apresentação da Carta de Belo Horizonte:
– Reafirmar a necessidade de trazer o movimento de inovação para dentro do sistema dos Juizados Especiais com objetivo de aprimorar a questão jurisdicional, aumentar eficiência e efetividade dos serviços e melhorar a experiência do jurisdicionado;
– Destacar importância da pacificação social como um dos pilares dos Juizados Especiais, em particular os criminais, onde o consenso entre as partes é essencial para resolução de conflitos;
– Conclamar os Tribunais de Justiça a promoverem na semana nacional dos Juizados Especiais ações de divulgação, sensibilização e conscientização sobre a importância da inovação para o Poder Judiciário;
– Exortar os Tribunais de Justiça a definirem uma sistemática de uniformização de entendimento no sistema de Núcleo 4.0 voltado para o tema de saúde pública ou suplementar com objetivo de garantir a segurança jurídica e a celeridade processual.
Leia também: Novo Regimento Interno do Tribunal de Justiça entra em vigor
AMAERJ comparece à inauguração de espaços de inovação no Fórum Central
Magistrados debatem temas da Infância e Juventude no encontro do FOEJI-RJ