Notícias | 15 de outubro de 2014 14:17

Inaugurada a Galeria de Retratos dos Ex-Terceiros Vice-Presidentes do TJ-RJ

Foi inaugurada na tarde de ontem (14), a Galeria de Retratos dos Ex- Terceiros Vice-Presidentes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Localizada no 11º andar da Lâmina II do Fórum Central, a homenagem apresenta fotos de 17 magistrados que já ocuparam o cargo.

GALERIA

 Desembargadores Leila Mariano,  Nilza Bitar e Antonio Eduardo Ferreira Duarte, na inauguração da Galeria de Retratos 

A desembargadora Nilza Bitar, atual terceira vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, declarou estar honrada e orgulhosa com o novo espaço: “Trata-se de uma pequena distinção às ilustres figuras que comandaram a minha já quase saudosa ‘Terceira Vice’, como carinhosamente eu chamo este lugar. Os esforços dos retratados hão de ficar para sempre não só na memória, mas, agora, na parede desta Casa”, disse a magistrada, que agradeceu a presença de ex-terceiros vice-presidentes e de parentes daqueles já falecidos.

 A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Leila Mariano, compareceu à solenidade e afirmou que a homenagem aos colegas representa um importante resgate histórico. Aproveitou, ainda, para parabenizar a atual gestão da Terceira Vice-Presidência, tendo em vista as diversas manifestações positivas de advogados junto à Presidência. “Isso se deve à sua capacidade de gestão e de saber fazer acontecer”, disse, em seu discurso, a presidente Leila Mariano, dirigindo- se à desembargadora Nilza Bitar.

 Ex-terceiro vice-presidente e antecessor imediato da atual gestão, o desembargador Antonio Eduardo Ferreira Duarte enfatizou a importância do órgão dentro do Judiciário fluminense: “A Terceira Vice é o pulmão do TJ do Rio. É aqui que são examinados os recursos constitucionais por delegação dos tribunais superiores. A desembargadora Nilza Bitar foi buscar a lembrança dos nossos colegas, mais uma contribuição valiosa de seu mandato”.

 Advogados atendidos com conforto

 A Terceira Vice-Presidência aproveitou o clima festivo para inaugurar o Novo Serviço de Atendimento aos Advogados. De acordo com a desembargadora Nilza Bitar, o espaço está inserido na política de valorização dos advogados que norteou toda a atual administração do TJRJ.

 “Se antes eram atendidos de pé, em balcões, os patronos passarão a ter acesso direto aos atendentes, sala com mesas, cadeiras e sofás, com conforto e a comodidade previstas no Estatuto da OAB”, ressaltou a terceira vice- presidente.

 De olho na acessibilidade, a cartilha de custas foi totalmente traduzida para o alfabeto braile, com a ajuda do Instituto Benjamin Constant.  E os servidores foram capacitados por professores da Escola de Administração Judiciária (Esaj) na linguagem de Libras para conversação com advogados surdos-mudos.

Fonte: TJ-RJ