O corregedor-geral da Justiça, Cláudio de Mello Tavares, distribuiu, na quarta-feira (9), aviso a juízes e funcionários de Varas de Família do Estado do Rio para que prestem informações ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O acordo marca o início de uma parceria entre o Judiciário e o órgão federal responsável por pesquisas econômicas, levantamentos estatísticos, indicadores sociais e censos demográficos, entre outras tarefas de relevância para o País.
A presidente da AMAERJ, Renata Gil, recebeu nesta segunda-feira (14) a visita do presidente do IBGE, Roberto Luis Olinto Ramos. O encontro teve como tema a nova cooperação. O objetivo da parceria é coletar informações numéricas que auxiliem o IBGE na tarefa institucional de perfilar a sociedade brasileira.
Olinto Ramos disse à presidente da AMAERJ que as informações judiciais sobre a quantidade de divórcios, por exemplo, passarão a integrar a base de dados do IBGE. São números fundamentais, que ajudarão a definir e atualizar o perfil da sociedade e da família brasileiras, por meio das Estatísticas do Registro Civil, um dos trabalhos da instituição.
“A AMAERJ ajudará na difusão dessa parceria”, afirmou Renata Gil ao presidente do IBGE, que esteve, na visita, acompanhado da coordenadora de População e Indicadores Sociais, Barbara Cobo Soares, e do diretor de Pesquisas do IBGE, Cláudio Crespo.
No aviso, a Corregedoria determina “a necessária colaboração aos técnicos credenciados pelo IBGE, fornecendo as informações numéricas que forem solicitadas em relação aos atos e processos de suas atribuições, resguardado o segredo de justiça relativamente à identidade das partes envolvidas.”