Brasil | 03 de agosto de 2021 11:37

Grupo pesquisa reação de magistrados a inovações visuais em petições

Formado por estudantes, advogados, professores e designers de diversos Estados brasileiros, o Visu.Law, primeiro grupo de pesquisa de inovações visuais no Sistema de Justiça do Brasil, realiza levantamento a fim de apurar o que a Magistratura estadual pensa a respeito da utilização de elementos plásticos e gráficos nas petições.

O Visual Law, subárea do Legal Design, emprega elementos visuais no esforço de tornar o Direito mais claro e compreensível. O que se busca é transformar a informação jurídica em algo que qualquer pessoa seja capaz de entender.

Em 2020, o grupo aplicou pesquisa dirigida à Magistratura federal, com objetivo de entender a receptividade em relação ao uso de elementos visuais em petições. O levantamento, que teve a participação de 147 juízes federais, foi publicado sob o título “Elementos Visuais em Petições na Visão da Magistratura Federal”, acessível no site do grupo.

Neste ano, como forma de aprofundar a pesquisa, o grupo investigará a visão da Magistratura estadual em relação ao tema.

Será encaminhado aos magistrados que atuam no Fórum Central do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) questionário composto de nove breves perguntas. Acesse aqui o questionário.

Para saber mais sobre o trabalho do grupo de pesquisa, clique neste link.

Leia também: Combate à violência doméstica marca abertura do 10º AMAERJ Patrícia Acioli
Juízes ‘sabem que podem contar com o corregedor’, diz Ricardo Cardozo
‘Permanecemos atentos aos ataques de inverdades’, afirma presidente Fux