AMAERJ | 12 de março de 2019 18:49

Governador do Rio e presidente do TRE querem que Renata Gil concorra à presidência da AMB

Cerimônia de posse do TRE-RJ no Órgão Especial do Tribunal de Justiça

O governador do Estado do Rio, Wilson Witzel, defendeu que a presidente da AMAERJ, Renata Gil, se lance candidata à presidência da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). A declaração foi dada na noite desta segunda-feira (11), na posse dos novos presidente e vice do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro). O desembargador Carlos Santos de Oliveira, que assumiu a Corte eleitoral, apoiou Witzel.

“Uma magistrada de honra, que dignifica a toga, sempre na defesa da magistratura, das prerrogativas e, mais que isso, na defesa intransigente daquilo que representa o Poder Judiciário para o Brasil. Vossa Excelência vai, ainda, ajudar muito a evolução e a manutenção das garantias fundamentais da magistratura. Eu, se pudesse, novamente voltaria à AMB para votar em Vossa Excelência para a presidência dessa grande instituição que é a Associação dos Magistrados Brasileiros”, discursou o governador na cerimônia, à qual Renata Gil compareceu.

Leia também: Polícia prende suspeitos dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes
Dirigentes da AMAERJ definem ações em defesa da magistratura
Desembargador Cesar Cury abre evento sobre solução de disputas

O novo presidente do TRE também elogiou a presidente da AMAERJ e vice-presidente Institucional da AMB.

“Doutora Renata Gil, uma juíza brilhante, uma presidente associativa dedicada. Já que o nosso governador, na sua fala, afirmou que gostaria de votar nela para a presidência da associação federal, digo à Vossa Excelência que eu vou votar nela. Basta vir candidata que terá meu apoio. Vossa Excelência, à frente da AMAERJ, dá o tom da representatividade. Defende os magistrados com aguerrimento, defende a magistratura como um todo, e bem nos representa. Faço votos e desejo muito sucesso na caminhada”, declarou o desembargador.

Impulso à biometria

Na cerimônia, realizada no Órgão Especial do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), foram empossados os desembargadores Carlos Santos de Oliveira, como presidente, e Cláudio Brandão de Oliveira, nos cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral. O juiz Paulo César Vieira de Carvalho foi empossado desembargador eleitoral.

Desembargadores Cláudio Brandão e Carlos Santos e juiz Paulo César Vieira | Foto: Luís Henrique Vincent/ TJ-RJ

A presidente da AMAERJ, Renata Gil, compôs a mesa e, em discurso, relembrou que a gestão anterior atuou muito bem nas eleições de 2018.

“Tivemos eleições muito tranquilas, diante do estado caótico de segurança. Sabemos que há comunidades conflagradas, e a extinção de 84 zonas eleitorais, a maior quantidade no país, foi contornada com maestria pelo desembargador [Carlos Eduardo da] Fonseca Passos [antecessor de Carlos Santos na presidência do TRE-RJ]. Entregamos a possibilidade de voto tranquilo para os eleitores. Tivemos uma apuração em tempo recorde para um tribunal de grande porte. Isso mostra que a Justiça eleitoral está preparada e bem conduz o processo”, afirmou ela.

Renata Gil também lembrou que há “grandes desafios à frente”, entre eles a biometria, que “precisa ser complementada nos municípios”. Ela completou: “Temos certeza que esta nova gestão irá concretizar todos os projetos do TSE [Tribunal Superior Eleitoral]. A Associação será parceira nesse trabalho de interlocução com os juízes e o Tribunal Superior Eleitoral”.

Presidente Renata Gil em posse no TRE-RJ

O presidente empossado, Carlos Santos, destacou que uma das metas da gestão é impulsionar o cadastramento biométrico. “Vamos garantir condições para que seja alcançada a meta definida pelo Tribunal Superior Eleitoral, de termos 100% dos eleitores com biometria até 2022”, afirmou ele.

Vice-presidente e corregedor eleitoral, o desembargador Cláudio Brandão afirmou que “a força da democracia não está apenas na escolha dos representantes pela maioria, mas também se mede pela capacidade de garantir o bem-estar dos mais fracos, de governar para todos”.

Presidente Renata Gil com os empossados do TRE-RJ | Foto: Luís Henrique Vincent/ TJ-RJ
Desembargador Cláudio Santos de Oliveira
Governador Wilson Witzel discursa na cerimônia