AMAERJ | 27 de outubro de 2020 19:14

Fux trata de prerrogativas e pautas da Magistratura com associações

O presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves, e os dirigentes das demais associações de magistrados do país se reuniram com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Luiz Fux, por videoconferência, nesta terça-feira (27). Os magistrados falaram sobre as pautas históricas e prerrogativas da classe.

Fux afirmou que a prioridade de sua gestão é a valorização da Magistratura. O ministro também disse que ele “não aceitará nenhuma perda de direitos para os magistrados”.

Os presidentes das associações de magistrados ressaltaram para Fux a importância do cumprimento da Resolução 219/2016, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que trata da equalização da força de trabalho nos tribunais.

A presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Renata Gil, falou sobre as bandeiras associativas, como as eleições diretas nos tribunais e a indicação de magistrados de carreira para as Cortes superiores.

“Como magistrado de carreira sempre fui sensível a esses pleitos. Conheço as dificuldades da Magistratura e acho importante que os magistrados lutem para melhorá-la. Tenho dito que nós vamos conquistar o respeito que os tribunais merecem, que o STF merece, por meio de atitudes exemplares. As causas da Magistratura devem ser nobres. Estou aberto para ouvi-los e para recebê-los”, disse Fux.

O ministro assumiu a presidência do Supremo em setembro. Um de seus objetivos é resguardar a segurança jurídica. Na reunião, ele também falou sobre o Juízo 100% Digital, projeto que tem o objetivo de agilizar o Judiciário a partir da realização de audiências e sessões de julgamento exclusivamente por meio eletrônico e remoto.

(Com informações da AMB)

Leia também: Tribunal do Rio é o primeiro do país a adotar o Juízo 100% Digital
Comissão Julgadora do Prêmio Innovare 2020 define finalistas
Tribunal de Justiça do Rio publica plantão do recesso forense