O 5º Fórum Nacional de Justiça Protetiva (Fonajup) acontecerá em 30 de maio na cidade de Bonito (MS). O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, fará a primeira palestra do evento, sobre “O marco legal da primeira Infância”, com coordenação do juiz Sérgio Ribeiro, presidente do Fórum e diretor de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ.
Leia também: AMAERJ sorteará cinco inscrições para o 2º Congresso de Processo Civil, do CBMA
Congresso e Supremo discutem ampliação das novas regras do foro
Juízes do Sul Fluminense tratam de temas da magistratura em posse da AMAERJ
Ribeiro também será um dos conferencistas do grupo de trabalho “Construindo um fluxo do acolhimento institucional”. O juiz Fernando Augusto Chacha, do TJ-GO, vai apresentar o “Amparando filhos – transformando realidades”. O projeto ganhou na categoria Trabalhos dos Magistrados no 5º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, em 2016, e foi o grande vencedor da Categoria Tribunal na 14ª edição do Prêmio Innovare.
O juiz do TJ-RJ Daniel Konder participará da mesa de debate sobre a Lei 13.509, que trata sobre adoção e altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No final do Fórum, os juízes apresentarão a Carta de Bonito, com orientações às administrações dos Tribunais de Justiça de todo o país sobre os desafios da da lei.
O evento será no Hotel Marruá (R. Joana Sorta, 1173 – Formoso, Bonito – MS). Confira a programação completa do 5º Fonajup. Mais informações no site da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude – Abraminj.
O Fonajup precederá o 23º Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Enapa), de 31 de maio a 2 de junho. O diretor Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ participará da palestra “Repensando os papéis da Magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública no processo de adoção”, em 1º de junho. Veja a programação.