O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) sediará o Fórum sobre Segurança, Desenvolvimento Humano e Coesão Social, realizado por programa da Organização das Nações Unidas (ONU). Autoridades nacionais e internacionais participarão do encontro, de 15 a 16 de abril (segunda e terça-feira da próxima semana). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, estará na abertura do evento, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter.
Também participarão da abertura, no dia 15, às 9h, os ministros Luís Roberto Barroso (presidente do STF e do CNJ) e Benedito Gonçalves (STJ); os desembargadores Ricardo Cardozo (presidente do TJ-RJ), Henrique Figueira (presidente do TRE-RJ), Guilherme Calmon (presidente do TRF-2), Marco Aurélio Bezerra de Melo (diretor-geral da EMERJ) e Cristina Gaulia (coordenadora da Justiça Itinerante); o governador Cláudio Castro e o prefeito Eduardo Paes.
As autoridades internacionais presentes à abertura serão Edmundo Oliveira (coordenador-geral do COPLAD); Douglas Durán Chavarría (presidente de honra do Fórum, diretor do ILANUD e chanceler do COPLAD); Alejo García Basalo (vice-presidente e representante da Fundação Internacional Penal e Penitenciária – FIPP); Yukio Takasu (chefe do Sistema de Segurança Humana da ONU e secretário-geral adjunto da ONU para Segurança Humana); e Jean Michel Arrighi (secretário de Assuntos Jurídicos da Organização dos Estados Americanos – OEA).
O encontro será promovido pelo Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime (COPLAD), programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (ILANUD), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o TJ-RJ, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), o Governo do Estado e o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM).
O tema do evento é “Remodelar o mundo à luz de compreensivas abordagens no contexto da otimização da segurança, do desenvolvimento humano e da coesão social para melhor vida associativa”. Haverá tradução simultânea de inglês-português e transmissão pela plataforma Zoom. Inscreva-se aqui.
As sessões plenárias contarão com as presenças do ministro Rogério Schietti (STJ); desembargadores Claudio Dell’Orto, Cristina Gaulia, Maria Angélica Guerra Guedes e Monica Di Piero; e os juízes Daniela Bandeira de Freitas, Eric Scapim e Aryanna Natasha Porto de Godoi.
O ministro Kassio Nunes Marques, do STF, estará na sessão de encerramento. Confira abaixo a programação completa:
Leia também: TRE-RJ voltará a cadastrar biometria no Fórum Central do TJ na terça-feira
Livros com textos de magistrados do Rio serão lançados na EMERJ
Curso do PJe recebe juízes dos NURs do Méier e da Barra da Tijuca