Notícias | 29 de agosto de 2011 15:26

Fórum discutirá parceria do Brasil e dos EUA por transparência

O debate foi proposto pelos deputados Sérgio Brito (PSC-BA) e Hugo Leal (PSC-RJ). Segundo eles, o objetivo é discutir a estratégia internacional para a transparência que será lançada por Brasil e Estados Unidos e deverá envolver pelo menos 75 países. O anúncio oficial da parceria será feito durante a abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, em setembro, em discurso conjunto da presidente Dilma Rousseff e do presidente Barack Obama.

A iniciativa do “Open Government” (Governo Aberto) foi lançada por Obama em 2010, durante seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas. Ele instou outros governos a trabalhar com os EUA em metas que seriam apresentadas na assembleia deste ano.

O objetivo da estratégia é fazer com que os países cumpram metas para promover a transparência de seus respectivos governos. Quanto mais transparente, na opinião dos países signatários do acordo, menos espaço para a corrupção e maior possibilidade para flagrar desvios de verbas públicas e punir corruptos e corruptores.

Foram convidados para o fórum: representantes do Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap), da Organização das Nações Unidas (ONU), da Embaixada dos Estados Unidos, da Casa Civil; do Ministério das Relações Exteriores; da Controladoria-Geral da União (CGU), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Ministério Público Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Fonte: Agência Câmara de Notícias