* ConJur
O Conselho Nacional de Justiça divulgou uma ferramenta para qualquer cidadão consultar estatísticas sobre a produção de sentenças e movimentação de processos novos, inquéritos, execuções e outros atos processuais todo mês. A ideia do Módulo Produtividade Mensal é simplificar a coleta de dados sobre o Judiciário.
O usuário pode aplicar filtros para consultar a produtividade da Justiça estadual ou de qualquer outro ramo do Poder Judiciário (trabalhista, federal, eleitoral e militar). É possível ainda encontrar dados relacionados a um tribunal específico, comparar o resultado de diferentes cortes ou até pesquisar nomes de juízes e desembargadores.
As informações podem ser exportadas para uma planilha no programa Excel. Como as informações são prestadas exclusivamente pelos tribunais, o CNJ disse que a ferramenta não deve ser comparada com anuário estatístico Justiça em Números, porque o relatório é feito com base em auditoria do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do conselho.
A consolidação das estatísticas do Poder Judiciário agora é feita de modo automático e já não depende de informações prestadas manualmente por magistrados. O Módulo de Produtividade Mensal é abastecido uma vez por mês por equipes designadas pela Presidência ou pela Corregedoria-Geral dos tribunais. A mudança do procedimento tornou a plataforma uma ferramenta dinâmica de pesquisa, pois apresenta estatísticas atualizada até ao mês anterior.
Acesse aqui o Módulo Produtividade Mensal.
Fonte: ConJur