A nova desembargadora Fernanda Xavier de Brito tomou posse, nesta segunda-feira (8), no Plenário Desembargador Estenio Cantarino Cardozo, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, compôs a mesa de autoridades na solenidade.
Magistrada há 26 anos e promovida pelo critério de merecimento, Fernanda Xavier de Brito entrou no plenário acompanhada dos desembargadores Cláudio Dell’Orto e Maria Isabel Paes Gonçalves.
A nova desembargadora demonstrou gratidão pela seguinte etapa da Magistratura e se declarou comprometida com a inovação, transparência e eficiência do serviço público no exercício da nova função.
“Minha atuação será pautada pela ética, pelo respeito aos princípios constitucionais e pelo compromisso com a justiça social. Acredito que podemos construir um Judiciário mais moderno, acessível e justo, capaz de responder às demandas da sociedade contemporânea. Nesta data festiva, dentre os sentimentos que experimento, o que mais transborda em mim é a gratidão”, disse Fernanda Xavier.
O desembargador Fernando Cerqueira Chagas discursou em nome do Tribunal de Justiça, e destacou as conquistas de Fernanda Xavier ao longo da carreira. “Na Corregedoria Geral da Justiça, teve participação destacada na elaboração do Código de Ética e protagonizou outras tantas importantes realizações administrativas. Da mesma forma, na presidência do nosso Tribunal, teve importância ímpar no Laboratório de Inovações”, enumerou o magistrado.
O presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, relembrou a trajetória da colega de trabalho.
“Fui convidado para presidir a COMAQ e, lá, quem convidei para trabalhar comigo: a desembargadora Fernanda. Ali eu fui descobrindo o potencial que ela tem e a responsabilidade com que ela trata a coisa pública. Ali, eu comecei a admirá-la”, contou aos presentes.
Fernanda Xavier formou-se em Direito pela Universidade Candido Mendes (Ucam) em 1988. Ingressou na Magistratura fluminense em 1998, pelo 28º Concurso. Foi titular da 1ª Vara Cível de Itaperuna, da 1ª Vara Cível de Bangu, da 44ª Vara Cível da Capital e 6ª Vara de Órfãos e Sucessões.
Atuou como auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJ-RJ, nos biênios 2013-2014 e 2015-2016, e da Corregedoria-Geral da Justiça, de 2021 a 2022. Integrou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) como suplente (2017 a 2019). Desde o ano passado, era juíza auxiliar da Presidência do TJ-RJ.
Leia também: AMAERJ realiza a primeira reunião da Comissão de Reforma do Estatuto
Festa Julina da AMAERJ reúne magistrados e familiares em Vargem Grande
Em decisão inédita, oito juízes reúnem mais de mil processos movidos contra a Hurb