Em solenidade virtual, às 18h desta quarta-feira (9), o presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves, receberá o título de membro honorário do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB Nacional). A posse será transmitida ao vivo pelo canal do IAB no Youtube (TVIAB).
Felipe Gonçalves é graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestre em Direito Processual e doutorando em Direito Processual pela Uerj. Antes de ingressar na Magistratura, foi defensor público do Estado do Rio de Janeiro, de 2002 a 2006.
Magistrado há 14 anos, Felipe Gonçalves é juiz titular da 2ª Vara Criminal de Belford Roxo. Em 7 de fevereiro deste ano, tomou posse na Presidência da AMAERJ para o biênio 2020/2021.
IAB
Fundado poucos anos depois da criação dos cursos de Direito no Brasil, ainda no Império, o IAB completou 177 anos em agosto.
Presidido por Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, o IAB nasceu tendo como principal objetivo a criação da Ordem dos Advogados. Até a fundação da OAB, a “Casa de Montezuma”, como é também chamado pelos sócios, congregava os bacharéis formados em Direito residentes na corte e nas províncias, competindo-lhes a elaboração do ordenamento jurídico e a organização legislativa e judiciária no Brasil Império.
Em 1888, ao assumir as funções que seriam da OAB, adotou a denominação Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros, situação que se manteve até a década de 30, quando foi criada a Ordem.
Ao longo de sua história participaram do instituto juristas vinculados à formação do pensamento jurídico brasileiro e de instituições públicas, entre eles Teixeira de Freitas, Rui Barbosa, Nabuco de Araújo, Clovis Bevilacqua e André Faria Pereira.
Atualmente, o IAB corresponde à Academia da Advocacia, sendo espaço dedicado à cultura e ao debate dos grandes temas nacionais, assim como de defesa da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito. O Instituto é presidido pela advogada Rita de Cássia Sant’anna Cortez.
Leia também: Conselho selecionará em janeiro 90 magistrados para Turmas Recursais
Tribunal abre editais de promoção a desembargador e de remoção
Live desta quarta-feira (9) trata de preclusões para o juiz