Notícias | 18 de janeiro de 2013 11:45

Exposição sobre arte e design da joia contemporânea no CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a exposição Clementina Duarte – A Arte e o Design da Joia Contemporânea. A mostra apresenta uma coleção de joias confeccionadas pela designer Clementina Duarte da década de 1960 até os dias atuais. Suas criações são inspiradas na arquitetura brasileira barroca e moderna, nos temas geométricos e da natureza. Caracterizam-se pela originalidade de seus contornos e seu designer arrojado que se tornaram marcas inconfundíveis na joalheria contemporânea internacional. Sob a curadoria de Denise Mattar serão apresentadas 90 peças confeccionadas em ouro e prata com diamantes, pérolas, ônix, águas-marinhas e topázios, entre outras pedras preciosas brasileiras.

pulseira-clouds-clementina-duarte

 Pulseira clouds-clementina-duarte, uma das peças criadas pela designer

Clementina Duarte é uma das mais importantes representantes da joalheria artística no Brasil. É arquiteta e estudou design em Paris, Londres e Helsinque. Recebeu os prêmios de Melhor Desenho de Jóias na XI Bienal de São Paulo e na I Bienal Brasileira de Design; e o Fine Jewelry Designer da Revista Executive Jeweler de Nova York.

Considerada uma das melhores designers de joias da atualidade pela International Jeweler Magazine, faz exposições em galerias de arte e museus nas principais cidades do Brasil, Europa e dos Estados Unidos entre as quais se destacam Ana Maria Niemeyer, Rio de Janeiro; Paço das Artes, São Paulo; Galerie O.J. Perrin, Paris; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; Corcoran Gallery e National Museum for the Women in the Arts, Washington. Suas joias e objetos são comumente oferecidos pelo governo brasileiro à personalidades oficiais como as rainhas Elizabeth II, da Inglaterra e Silvia da Suécia; a Princesa Irene, da Holanda; a presidenta da Finlândia, Tarja Halonem; as primeiras damas dos EUA, Rosalyn Carter e Hillary Clinton; à primeira dama de Portugal, Maria Barroso e a primeira dama da Rússia Lyudmilla Putin.

Segundo Denise Mattar a arte da joia, vem sendo cada vez mais estudada e prestigiada nos principais museus do mundo através de exposições.

“Joia de arte é aquela que contém um estilo pessoal, facilmente reconhecível, expressão do universo criativo do artista. É a joia que se integra na linguagem plástica de sua época, desperta interesse e transmite uma emoção semelhante a da escultura e da pintura. A joia é documento de uma época expressando a cultura e a história de um país ou de uma civilização em seus diversos períodos, uma vez que os metais e as pedras preciosas são eternos. Transpõe sua função primária de adorno e transcende a condição de simples objeto. Muitos museus possuem salas permanentes de joias de diferentes períodos e civilizações como as joias dos gregos e romanos no Museu do Louvre, em Paris; dos celtas, no Museu Hermitage de São Petersburgo; dos egípcios, no British Museum, em Londres entre diversos outros”, declara a curadora.

A mostra Clementina Duarte – A Arte e o Design da Joia Contemporânea será apresentada nas vitrines temporárias da Galeria de Valores, espaço permanente que reúne parte da coleção de cédulas e moedas do Banco do Brasil. Será exibido um vídeo mostrando o processo de criação da artista em seu ateliê.  Visitas guiadas para escolas podem ser marcadas com o programa educativo do CCBB.

CCBB

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Terça a domingo, 9h às 21h

Fonte: Espaço Rio Cultural