Em comemoração ao marco de 270 anos da atuação do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro, o Museu da Justiça vai inaugurar nesta terça-feira (20), às 17h, a exposição “Tribunais do Rio de Janeiro – 270 anos”. Serão exibidos objetos de trabalho, móveis, fotografias, livros de registros e autos processuais com mais de três séculos.
Em julho de 1752, foi instalado o Tribunal da Relação do Rio de Janeiro. A criação formal ocorreu no ano anterior, com o objetivo de atender reivindicações dos jurisdicionados das vilas desta parte da então América portuguesa quanto às dificuldades no prosseguimento dos seus feitos.
À época, os recursos das decisões de primeiro grau eram dirigidos à Relação do Estado do Brasil, sediada na cidade de Salvador, na Bahia. Desde então, os órgãos que a sucederam garantiram a continuidade da prestação jurisdicional até os dias atuais, passando pelos períodos colonial, imperial e republicano.
A exposição se propõe a rememorar os órgãos que compunham a administração da justiça desde o início da colonização, com destaque para os diferentes tribunais que desempenharam a jurisdição no território que corresponde ao atual Estado do Rio de Janeiro e sua interação com a história social brasileira.
Tribunais do Rio de Janeiro – 270 anos
Abertura: 20 de setembro, às 17h
Funcionamento: Segunda a sexta-feixa, das 11h às 17h
Local: Museu da Justiça – Salão dos Passos Perdidos, 2º andar
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro
Entrada franca
Classificação livre
Leia também: Magistrados se reúnem na posse da Regional de Duque de Caxias
Desembargadora Katya Monnerat debaterá o filme ‘A Pura Verdade’
Passeio de bicicleta da AMAERJ terá rotas para iniciantes e avançados