O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou que está aberto a dialogar permanentemente com os representantes de magistrados e do Ministério Público, em reunião com a Frentas (Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público), na manhã desta quarta-feira (15). O presidente da AMB, Jayme Oliveira, e a vice-presidente institucional da AMB e presidente da AMAERJ, Renata Gil, participaram do encontro.
Segundo Eunício, todas as matérias serão discutidas sem açodamento, ao seu tempo, e colocadas em votação. Ele defendeu que membros do Judiciário e o MP participem de discussões abertas sobre projetos de lei e de emenda constitucional que os afetem, em audiências públicas e em conversas com os parlamentares. O presidente do Senado, entretanto, afirmou que todos os temas – mesmo os mais sensíveis – serão debatidos e votados sem açodamento pelo Parlamento, que tem legitimidade para isso.
“Precisamos promover o entendimento entre os três Poderes quando envolve orçamento e recursos da União”, afirmou Eunício.
O senador afirmou considerar importante que as associações tenham interlocução constante com o Congresso mas também com o presidente Michel Temer e com a presidente do STF, Cármen Lúcia. A AMB considerou muito positiva a reunião, especialmente após o difícil ano de 2016.