AMAERJ | 29 de novembro de 2019 17:18

Estudo da Imagem do Judiciário será apresentado na segunda (29)

A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e a FGV-Rio (Fundação Getulio Vargas) lançam, na segunda-feira (2), o “Estudo da Imagem do Poder Judiciário”. A pesquisa busca conhecer a imagem e a avaliação dos serviços do Judiciário junto a vários segmentos sociais. O material será apresentado em seminário, às 9h30, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente da AMB, Jayme de Oliveira, da presidente da AMAERJ, Renata Gil, e dos ministros Luis Felipe Salomão e Marco Aurélio Bellizze, do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O evento acontecerá na FGV-Rio (Fundação Getulio Vargas), em Botafogo (Zona Sul do Rio de Janeiro).

Leia também: Barroso se diz honrado com Renata Gil na presidência da AMB
TJ-RJ abre inscrição para atuar no Grupo de Sentença em 2020
Cerimônia do 8º Prêmio Patrícia Acioli ocorrerá nesta segunda-feira (2)

Segundo o estudo, entre os três Poderes, o Judiciário tem os melhores índices de confiança e aprovação. Para 33% dos entrevistados o Judiciário é o poder que melhor cumpre o seu papel, enquanto apenas 9% escolhem o Legislativo e 8% o Executivo. O Judiciário também é o único em que mais da metade dos entrevistados, o equivalente a 52%, disse confiar. A Presidência da República conta com a confiança de 34% dos entrevistados, e o Congresso Nacional, 19%.

Realizado no período de agosto de 2018 a agosto de 2019, com a utilização articulada de metodologias e técnicas qualitativas e quantitativas, a pesquisa abrangeu diversos segmentos de público: sociedade (usuários e não usuários dos serviços da Justiça), advogados, defensores públicos e formadores de opinião.

Para tornar o estudo ainda mais completo, também foi investigada a imagem do Judiciário brasileiro nas redes sociais e na mídia internacional. A coordenação da pesquisa é do ministro Marco Aurélio Bellizze e subcoordenação da presidente eleita da AMB, Renata Gil.

Fonte: AMB