Com o sonho de cursar Direito, 13 alunos do Colégio Marista São José, da Tijuca, conheceram a estrutura e o funcionamento do TJ-RJ, através do Juristur/Conhecendo o Judiciário, na tarde de ontem (20). Os estudantes, do 3º ano do ensino médio, foram selecionados para a visita pelo desejo de ingressar na área jurídica.
“A escola faz um trabalho de orientação profissional e eles são os alunos que querem fazer Direito. Por isso eles vieram conhecer de perto a Justiça para decidir com autonomia se será realmente a profissão deles. A visita é ótima para esclarecer as dúvidas que surgem neste momento decisivo que eles passam”, afirmou a orientadora educacional Cláudia Abramo.
O juiz Joel Pereira dos Santos, coordenador do programa, recepcionou os estudantes e explicou o funcionamento do Judiciário fluminense. Em seguida, os estudantes conheceram as histórias e as instalações do antigo Palácio da Justiça, guiados pela educadora Teresinha Sousa, do Museu da Justiça.
A aluna Germana Maria brincou, ao tirar uma foto, que a imagem marcava a primeira visita ao Judiciário da futura juíza. “Estar aqui e ouvir o juiz Joel ajuda muito a confirmar o meu sonho de ser juíza, que eu sempre tive”, disse.
O grupo ainda visitou o Tribunal Pleno, o Órgão Especial e acompanhou uma audiência no 3º Tribunal do Júri. Os alunos foram conduzidos pela advogada Francisca Lima, secretária do Juristur.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj