A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá, em 7 de dezembro, a apresentação de “Provavelmente Saramago”, monólogo com o ator Vinicius Piedade. A apresentação celebra o centenário do escritor português José Saramago.
A apresentação acontecerá no Auditório Antônio Carlos Amorim, localizado no quarto andar do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), às 17h.
A trama gira em torno de um ator que, ao ser preterido no casting para um filme sobre Saramago, monta um espetáculo teatral no qual, ao mesmo tempo que revela a sua decepção com o cinema, partilha com o público as suas interpretações sobre a vida e obra do celebrado escritor. A cada nova tentativa de adaptação cênica, o ator revê suas ideias e tramas, cruzando ficção e realidade.
José Saramago
Saramago nasceu em 16 de novembro de 1922. Publicou seu primeiro livro em 1947. Em 1998, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Entre as suas obras, destacam-se “O evangelho segundo Jesus Cristo”, “O ano da morte de Ricardo Reis”, “A Jangada de Pedra” e “Ensaio sobre a cegueira”.
Suas obras literárias são realistas e apresentam temáticas sociais, crítica política e religiosa, elementos do realismo fantástico e a defesa do protagonismo humano como solução para os problemas sociais. Saramago morreu em 2010.
Para se inscrever, acesse https://emerj.com.br/site/evento/8231.