AMB | 11 de novembro de 2020 17:10

Especialistas avaliam em livro pesquisas sobre magistrados

Os diagnósticos apresentados pelas pesquisas “Quem somos. A Magistratura que queremos” (2018) e “Estudo da imagem do Judiciário brasileiro” (2019) são analisados em “Magistratura do Futuro”. O recém-lançado livro reúne sete artigos de magistrados, acadêmicos e juristas e três textos selecionados em concurso promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Com mais de 18 mil magistrados, o Brasil possui um dos maiores sistemas de Justiça do mundo. As duas pesquisas tiveram o objetivo de indicar quem são os juízes brasileiros, suas propostas, ideias e anseios.

Os autores dos artigos, entre eles a juíza Márcia Correia Holanda, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), traçam projeções para o futuro da Magistratura brasileira.

Ainda integram a “Magistratura do Futuro” os três trabalhos vitoriosos no 1º Concurso de Artigos Científicos do Centro de Pesquisas Judiciárias da AMB. O terceiro artigo é do juiz Anderson de Paiva Gabriel, do TJ-RJ e conselheiro de Estudos e Pesquisas da AMAERJ, em coautoria com o magistrado Esdras Silva Pinto, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR)

Organizador da obra, o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), escreve na apresentação que os resultados das pesquisas farão a Magistratura do Brasil “avançar, com o aprimoramento da formação” profissional, a consolidação das prerrogativas funcionais “e o fortalecimento do Poder Judiciário brasileiro como um todo”.

Clique aqui para fazer o download completo do livro.

Leia também: AMAERJ lamenta o falecimento do juiz e ex-vice-governador Francisco Amaral
Rio de Janeiro deve nomear interventor para climatizar frota de ônibus
Felipe Gonçalves participará de webinar sobre representatividade