EMERJ | 04 de abril de 2022 16:27

Escola da Magistratura volta às aulas presenciais após dois anos

Depois de dois anos com as salas de aulas fechadas devidoà pandemia de Covid-19, a EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro) abriu nesta segunda-feira (4) as portas para alunos e professores na sede da instituição. “Emoção muito grande em ver a nossa EMERJ outra vez fervilhando com as emoções dos alunos, seus sentimentos”, disse a diretora-geral, desembargadora Cristina Tereza Gaulia.

“A convivência dos alunos e professores é muito importante, uma escola é feita disso. É uma alegria enorme estar vivenciando esse retorno das aulas presenciais, pois ficamos muito tristes e apreensivos em 2020 quando precisamos passar para o modelo virtual, mas foi uma enorme conquista manter a Escola funcionando. Sem dúvida, este retorno é a grande realização da EMERJ no biênio. Presencialmente, as críticas, os diálogos, as controvérsias, os debates e os elogios são muito importantes para a nossa Escola”, completou.

O desembargador Alexandre Freitas Câmara, professor emérito da Escola da Magistratura do Rio, destacou a emoção por ver os alunos pessoalmente após dois anos. “Sair do presencial para o online não foi uma opção e sim uma necessidade. Voltar para o presencial é a realização de um sonho, todos nós sonhávamos com o dia que isso aconteceria novamente. Depois de dois anos, entramos na sala, emocionados, mas após cinco minutos o sentimento é de que estávamos ali lecionando na semana passada. Parece que esse tempo distante não existiu, de que não perdemos o jeito. É um dia emocionante”, disse.

Medidas de proteção

Com o retorno, medidas de proteção e prevenção ao coronavírus serão adotadas para receber os alunos na Escola. Para o acesso e a permanência nas dependências da EMERJ, é exigido o passaporte vacinal, em acordo com as disposições do Ato Normativo Conjunto TJ/2VP/CGJ 01/2022.

A EMERJ colocou à disposição álcool em gel 70% em locais estratégicos – salas de aula, corredores e banheiros – com acesso amplo e irrestrito para todos realizarem a correta higienização das mãos. Os ambientes são desinfetados antes e depois das aulas, além da limpeza durante os intervalos. O uso de máscaras é facultativo.

As normas para retorno às atividades presenciais podem ser acessadas no Portal do Aluno.

Leia também: Eunice Haddad aponta em artigo desafios da classe no ano eleitoral
AMAERJ reúne magistrados e parlamentares no Tribunal de Justiça
Ministro Jorge Mussi fará nesta terça (5) palestra sobre a Justiça no milênio