Brasil | 29 de novembro de 2022 10:51

Escola da Magistratura realiza 3º Prêmio EMERJ Direitos Humanos

Nesta quinta-feira (1º), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro promoverá a terceira edição do Prêmio EMERJ Direitos Humanos. O evento será conduzido pela diretora-geral, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão pela plataforma Zoom e pelo YouTube.

A Escola, empenhada em disseminar conhecimento, respeitar e defender os direitos humanos, independentemente de raça, gênero, nacionalidade, etnia, religião, idioma ou qualquer outra condição, premiou em 2020, na primeira edição, 11 personalidades. Em 2021, na segunda edição, foram dez homenageados.

Receberão o Prêmio Direitos Humanos 2022:

Joaquim Domingos de Almeida Neto: desembargador da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, coordenador do Programa Justiça Itinerante.

Sérgio Luiz Ribeiro de Souza: juiz da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, presidente do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica da EMERJ.

Vitor Moreira Lima: juiz da Vara Cível de Vila Inhomirim (Magé), membro da Comissão Acadêmica de Pesquisas e Publicações da EMERJ.

Elisiane dos Santos: procuradora do Trabalho da 2ª região de São Paulo, integra o Grupo de Estudos Raça e Trabalho do Ministério Público do Trabalho. Autora do livro “Crianças Invisíveis – Trabalho Infantil nas Ruas e Racismo no Brasil”.

Livia Miranda Müller Drumond Casseres: defensora pública no Estado do Rio, onde é coordenadora de Promoção de Equidade Racial. Integra o grupo de pesquisa em Estudos Ladino-Amefricanos e Afrodiaspóricos, da PUC-Rio.

Rose Di Masi Palheiro: assistente social e servidora do TJ-RJ, onde dirige o Departamento de Ações Pró-sustentabilidade.

Jurema Pinto Werneck: ativista feminista, médica e escritora. Cofundadora da ONG Crioula e diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil.

Thamirys Nunes: coordenadora nacional da Área de Proteção e Acolhimento à Criança e ao Adolescente LGBTI+ da Aliança Nacional LGBTI+ e do Grupo Dignidade. Autora do livro “Minha criança trans?: relato de uma mãe ao descobrir que o amor não tem gênero”.

Evelyn Serra Parente: graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é assistente social no município do Rio há 18 anos.

Ricardo Branco: músico, diretor e regente do Coral Uma Só Voz, com origem no evento WithOneVoice, em Londres.