Em razão dos 15 anos da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), a EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro) fará a reapresentação da leitura dramatizada de “Por Elas”. A homenagem à juíza Viviane Vieira do Amaral, assassinada na véspera do Natal de 2020, e às vítimas de violência de gênero terá transmissão pelo canal de YouTube na próxima quarta-feira (27), às 15h.
Acompanhe o evento aqui. A leitura será seguida de uma roda de conversa, pelo Zoom, com a participação da juíza Adriana Ramos de Mello, presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da Escola.
Na montagem, dez magistrados (sete juízas, dois juízes e um desembargador) tratam da realidade das mulheres que sofrem violência nas relações com seus parceiros. O elenco é formado por amigos e colegas da magistrada Viviane: os juízes Paula Cossa, Raquel Gouveia, Renata Lima, Alessandra Aleixo, Rosana França, Silvana Antunes, Simone Costa, Claudio Anuzza e Renato Charnaux Sertã e desembargador Claudio Dell’Orto.
De autoria de Silvia Monte e Ricardo Leite Lopes, a peça aborda a realidade de mulheres brasileiras que sofrem violência na relação com os parceiros e as dificuldades psíquicas, jurídicas, familiares, sociais e culturais para conseguirem romper com o ciclo da violência. A peça pretende provocar a reflexão e cooperar para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e do feminicídio na sociedade brasileira.
Leia também: Curso inédito da ENM com a Universidade de Salamanca começa em setembro
Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos inscreve até domingo (22)
Fabio Dutra participará de seminário internacional promovido pelo STJ