O Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB) e a Escola Nacional Superior do Instituto dos Magistrados (ENSIM) lançaram, na última terça-feira (3) uma edição especial do livro “Direito Concreto – Sentenças que fizeram história”. O evento reuniu magistrados no Tribunal Pleno do Museu da Justiça do Rio de Janeiro.
Na solenidade, foram homenageados os magistrados autores das sentenças. Um dos fundadores do IMB, desembargador Eduardo Mayr recebeu a Medalha do Mérito Cultural da Magistratura do Instituto.
As sentenças catalogadas possuem 29 autores. A mesa de honra do evento foi presidida pela 2ª vice-presidente do IMB, desembargadora Regina Lucia Passos, e composta pelo diretor-geral da ENSIM, desembargador Nagib Slaibi Filho, e pelo vice-diretor geral, juiz Marcelo Piragibe.
Entre os autores, também estiveram presentes, os desembargadores Bernardino Machado Leituga, Denise Levy Tredler, Edson Aguiar de Vasconcelos, Fábio Dutra, Henrique Nelson Calandra e o juiz Rudi Loewenkron. Os magistrados Jairo Vasconcelos Carmo, Nizete Antonio Lobato Rodrigues, Nilton Mondego de Carvalho Lima e Roberto de Abreu e Silva foram representados por familiares.
Fotos: Conceição Sá/IMB
A obra
Com 308 páginas, o livro resulta do trabalho de pesquisa dos dirigentes da ENSIM, que selecionaram as sentenças. A edição terá formato virtual e ficará disponível no site do IMB. A edição rememora a série lançada em 1980 e publicada em 12 volumes até os anos 90.
(Com informações do IMB)
Leia também: Presidentes das associações jurídicas do Rio tratam de questões previdenciárias
Juíza Eunice Haddad representa a AMB em encontro sobre o combate à violência contra a mulher
AMAERJ parabeniza juízes pelo 21º aniversário de posse