Notícias | 10 de agosto de 2011 14:56

ENM e Enfam preparam curso de Conciliação e Mediação

Conciliação e mediação serão temas do novo curso oferecido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). A proposta é uma das prioridades para as duas instituições para o segundo semestre deste ano. Nesta terça-feira (9), o diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Roberto Bacellar, se reuniu com a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi, que coordenará o curso. Na ocasião, eles discutiram as principais estratégias de planejamento da ideia.

De acordo com Nancy, é necessário somar esforços nas práticas que contribuam para a agilização do Judiciário. “A negociação é o melhor caminho para o avanço em conjunto”, argumentou a Ministra. Um dos principais objetivos do curso é colaborar com a agilidade dos Tribunais de Justiça.

Ainda no início deste ano, a ENM formulou uma enquete para avaliar a área de maior interesse dos magistrados com relação à área de formação e aperfeiçoamento. Após 75 dias de votação, os magistrados escolheram “Negociação, Mediação e Conciliação para Magistrados” como sugestão de tema para ser incluído no calendário de atividades da ENM. O curso teve 13,8% dos votos.

Para Bacellar, o curso vai ser primordial para todos os operadores do Direito. “Hoje, a visita à ministra marca um passo além, a partir daquele dado com a parceria com a Enfam. A ministra é umas das responsáveis dessa área e quer que outros operadores do Direito contribuam e se aperfeiçoem nessa área”, destacou.

A idealização do curso faz parte do conjunto de propostas firmado após a assinatura de convênio entre a ENM, Enfam e também Advocacia-Geral da União, realizado no dia 8 de abril deste ano.

Fonte: AMB