AMAERJ | 21 de junho de 2024 16:07

Encontro reúne ministro Luis Felipe Salomão, presidente da AMAERJ e 30 magistrados do Rio

Presidente Eunice Haddad e ministro Luis Felipe Salomão

A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, esteve no encontro “Conversa com o Judiciário”, que contou com a participação do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, e do diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo. A atualização do Código Civil foi o tema do evento, que reuniu 30 magistrados do Rio nesta sexta-feira (21).

Realizado na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, no Flamengo (Zona Sul do Rio), o encontro foi promovido pela Revista Justiça & Cidadania.

O ministro Luis Felipe Salomão presidiu a comissão de juristas do Senado que elaborou o anteprojeto de atualização do Código Civil. No encontro, o corregedor falou sobre alguns pontos do texto e enalteceu a oportunidade de debater o tema com os magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, onde atuou de 1990 a 2008.

“Fico contente em poder rever tantos, tão bons e fraternos amigos. Foi um prestígio para o Rio de Janeiro ter tantos integrantes na Comissão de Juristas, que também contou com a Vice-Presidência do ministro Marco Aurélio Bellizze. Me sinto bem aqui por trocar ideias com os meus colegas de sempre do Tribunal de Justiça sobre esse importante tema”, afirmou o ministro Luis Felipe Salomão, que presidiu a AMAERJ no biênio 2002-2003.

Ministro Luis Felipe Salomão

O desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo integrou a comissão de juristas. “Tenho gratidão ao ministro Luis Felipe Salomão por ter me convidado para participar desse trabalho maravilhoso da Comissão. Em 30 anos de magistério de Direito Civil, eu nunca imaginei, nem nos meus melhores sonhos, que um dia eu poderia contribuir de alguma forma para a melhoria do nosso Código Civil. Foi uma emoção e um aprendizado muito grande nesses oito meses de trabalho, foram debates muito intensos e ricos”, disse.

Também membro da grupo, o professor Flávio Galdino, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ressaltou que “diversos magistrados do Rio de Janeiro contribuíram com os trabalhos da comissão”. “A lógica foi atualizar o Código com o norte de trazer mais segurança jurídica”, frisou.

Também estiveram no encontro os desembargadores Suely Magalhães, 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça; José Carlos Maldonado, 3º vice-presidente do TJ-RJ; e Luiz Zveiter, decano e presidente do Tribunal no biênio 2009-2010; a conselheira Daniela Madeira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), desembargador Aluisio Mendes.

Desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo
Ministro Luis Felipe Salomão
Professor Flávio Galdino

Leia também: Órgão Especial votará promoção e remoção de juízes em 1º de julho
Presidente do TRE-RJ anuncia mudança para a nova sede em julho
Presidente da AMAERJ parabeniza os novos desembargadores eleitorais Rafael Estrela e Manoela Dourado