O corregedor-geral da Justiça do Rio, Claudio de Mello Tavares, participa desde quarta-feira (21) do 77º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais do Brasil (Encoge), no Tribunal de Justiça do Pará. Desembargadores e juízes de todo o País discutem no encontro as boas práticas do Judiciário, que termina nesta sexta-feira (23).
O presidente do Colégio, desembargador André Leite Praça, disse que o Colégio de Corregedores foi instituído para permitir uma troca de experiências, e de estudos, para o aprimoramento da atividade correicional e do funcionamento da Justiça de primeira instância.
Leia também: Órgão Especial promove juízes substitutos na segunda-feira
AMAERJ sorteia cinco inscrições para simpósio em Harvard em abril
MP quer suspender lei que dá prazo para presos provisórios em presídios
“Conhecer as gestões de cada Estado, e o trabalho que cada um está desenvolvendo é muito importante. Em encontros como o Encoge, podemos inclusive unificar ações, sempre em benefício de uma Justiça mais célere, e efetiva.”
A conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Tereza Uille Gomes, fez a palestra “Critérios para a Interdição de Estabelecimentos Prisionais”, onde citou o alto índice de encarceramento e a falta de dados concretos sobre o sistema prisional.
A conselheira destacou o trabalho que está sendo desenvolvido pelo CNJ com o novo Banco Nacional de Monitoramento das Prisões.
Fonte: TJ-PA e CGJ-RJ