Terminou na última quinta-feira (29) o prazo de inscrição no 4º Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Promovido pela Amaerj, com o tema “Construindo Cidadania”, o Prêmio tem o objetivo de promover a cidadania através do debate entre o Judiciário e a sociedade. Os vencedores das categorias Trabalhos Acadêmicos, Práticas Humanísticas e Reportagens Jornalísticas serão conhecidos na cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 16 de novembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Entre as atrações culturais, se apresentarão a Orquestra Sinfônica Maré do Amanhã, a Escola de Dança Maria Olenewa, o Coral da Fundação Xuxa Meneghel, o Circo Crescer e Viver e a cantora Mart’nália. No Prêmio, aberto em agosto, serão distribuídos, no total, 90 mil reais para os vencedores e troféus estilizados com a imagem da magistrada homenageada.
“A Constituição garante a todos o direito à vida, à liberdade, à igualdade e à segurança. O objetivo do Prêmio é justamente defender que esses direitos sejam respeitados. É nesse encontro de celebração da vida, a partir deste gesto de cidadania, que o Prêmio e a memória de nossa nobre colega Patrícia Acioli se inserem”, afirma o presidente da Amaerj, juiz Rossidélio Lopes.
Convites para encerramento
Começou nesta terça-feira (3) a distribuição de ingressos ao público em geral para a cerimônia de encerramento do Prêmio. Cada pessoa tem direito a um ingresso. Os interessados devem comparecer à Rua Dom Manuel, 29, 1º andar, sala 105 e falar com Marcos Aguiar (3861-1113).
Cerimônia de premiação: 16 de novembro, às 19 horas – Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Prêmio
Criado em 2012, pela Amaerj, com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos homenageia a magistrada da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, assassinada em Piratininga, Niterói, em agosto de 2011, e enfatiza as causas humanistas. O Prêmio tem um caráter plural. É aberto à sociedade, estudantes e profissionais de todas as áreas, sem restrições.
Fonte: Amaerj