Após 39 anos de dedicação à Magistratura, o desembargador Carlos José Martins Gomes foi homenageado, nesta segunda-feira (10), em sua última sessão no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O magistrado, que se aposentará compulsoriamente, recebeu a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e o 1º vice-presidente da Associação, desembargador Ricardo Alberto Pereira, estiveram na homenagem.
Realizaram a entrega da comenda os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJ-RJ, Mauro Dickstein e Marco Aurélio Bezerra de Melo, colegas do homenageado na 5ª Câmara de Direito Público.
Decano do Tribunal, o desembargador Luiz Zveiter discursou em nome da Corte e parabenizou o magistrado.
“Vossa excelência despontou em tudo aquilo que procurou realizar na sua vida, sempre solidário, amigo, parceiro daqueles que batiam na sua porta. Hoje não é o final de uma carreira, é o início de uma nova etapa na sua vida. É uma transmutação da sua vida profissional para a sua vida dentro de casa, da sua comunidade, e a sua evolução espiritual. Quero te dar um abraço fraternal para que tenha muito sucesso nessa sua nova empreitada. Muitas vitórias virão ainda. Que Deus te abençoe, seja muito feliz.”
O presidente do TJ-RJ destacou o caráter e a cultura do desembargador Carlos José Martins Gomes. “Me orgulho muito de ter vossa excelência entre nós. Uma vida dedicada à Magistratura, com condutas escorreitas, uma vida cuja experiência somou a possibilidade de prestar uma jurisdição mais humanizada. Receba o nosso carinho. Que vossa excelência seja muito feliz. As portas estão abertas para vossa excelência, o Tribunal será sempre a sua casa”, disse o desembargador Ricardo Cardozo.
Muito emocionado, o desembargador Carlos José Martins Gomes agradeceu a todos. “Esse é um dia que me sinto muito gratificado, agradecido aos colegas pelas orientações que recebemos e também aos funcionários, que viabilizam a nossa atividade. Começamos na Justiça e terminamos acreditando na Justiça. Que Deus permita que a Justiça brasileira preencha os anseios da população, para que tenhamos uma sociedade e uma organização jurídica realmente democrática, para levar que a população tenha maior felicidade e progresso. Muito obrigado a este Tribunal e a todos.”
Após discursar, o magistrado foi aplaudido de pé pelos colegas no Plenário Desembargador Estenio Cantarino Cardozo.
Nascido em Rio Bonito, o desembargador Carlos José Martins Gomes formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1972. É mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou por dez anos no Ministério Público.
Ingressou na Magistratura fluminense em 1984 e foi promovido a desembargador em 2006. Atuou na 6ª e na 16ª Câmara Cível e, atualmente, integrava a 5ª Câmara de Direito Público.
Leia também: Presidente da AMAERJ dá as boas-vindas aos 25 futuros juízes do TJ-RJ
Juiz Rafael Estrela é eleito pelo Tribunal Pleno para integrar o TRE-RJ
Em primeira reunião, Conselho Deliberativo e Fiscal aprova contas da AMAERJ