AMAERJ | 10 de junho de 2024 15:25

Emocionado, desembargador Carlos José Martins Gomes recebe homenagem em despedida do TJ-RJ

Presidente Eunice Haddad com os desembargadores Marco Aurélio Bezerra de Melo, Carlos José Martins Gomes, Mauro Dickstein, André Marques, Ricardo Alberto Pereira e Luciano Rinaldi

Após 39 anos de dedicação à Magistratura, o desembargador Carlos José Martins Gomes foi homenageado, nesta segunda-feira (10), em sua última sessão no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O magistrado, que se aposentará compulsoriamente, recebeu a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e o 1º vice-presidente da Associação, desembargador Ricardo Alberto Pereira, estiveram na homenagem.

Realizaram a entrega da comenda os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJ-RJ, Mauro Dickstein e Marco Aurélio Bezerra de Melo, colegas do homenageado na 5ª Câmara de Direito Público.

Desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo, Mauro Dickstein e Carlos José Martins Gomes | Foto: Rosane Naylor

Decano do Tribunal, o desembargador Luiz Zveiter discursou em nome da Corte e parabenizou o magistrado.

“Vossa excelência despontou em tudo aquilo que procurou realizar na sua vida, sempre solidário, amigo, parceiro daqueles que batiam na sua porta. Hoje não é o final de uma carreira, é o início de uma nova etapa na sua vida. É uma transmutação da sua vida profissional para a sua vida dentro de casa, da sua comunidade, e a sua evolução espiritual. Quero te dar um abraço fraternal para que tenha muito sucesso nessa sua nova empreitada. Muitas vitórias virão ainda. Que Deus te abençoe, seja muito feliz.”

Desembargador Luiz Zveiter | Foto: Rosane Naylor

O presidente do TJ-RJ destacou o caráter e a cultura do desembargador Carlos José Martins Gomes. “Me orgulho muito de ter vossa excelência entre nós. Uma vida dedicada à Magistratura, com condutas escorreitas, uma vida cuja experiência somou a possibilidade de prestar uma jurisdição mais humanizada. Receba o nosso carinho. Que vossa excelência seja muito feliz. As portas estão abertas para vossa excelência, o Tribunal será sempre a sua casa”, disse o desembargador Ricardo Cardozo.

Muito emocionado, o desembargador Carlos José Martins Gomes agradeceu a todos. “Esse é um dia que me sinto muito gratificado, agradecido aos colegas pelas orientações que recebemos e também aos funcionários, que viabilizam a nossa atividade. Começamos na Justiça e terminamos acreditando na Justiça. Que Deus permita que a Justiça brasileira preencha os anseios da população, para que tenhamos uma sociedade e uma organização jurídica realmente democrática, para levar que a população tenha maior felicidade e progresso. Muito obrigado a este Tribunal e a todos.”

Após discursar, o magistrado foi aplaudido de pé pelos colegas no Plenário Desembargador Estenio Cantarino Cardozo.

Nascido em Rio Bonito, o desembargador Carlos José Martins Gomes formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1972. É mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou por dez anos no Ministério Público.

Ingressou na Magistratura fluminense em 1984 e foi promovido a desembargador em 2006. Atuou na 6ª e na 16ª Câmara Cível e, atualmente, integrava a 5ª Câmara de Direito Público.

Desembargador Carlos José Martins Gomes

Leia também: Presidente da AMAERJ dá as boas-vindas aos 25 futuros juízes do TJ-RJ
Juiz Rafael Estrela é eleito pelo Tribunal Pleno para integrar o TRE-RJ
Em primeira reunião, Conselho Deliberativo e Fiscal aprova contas da AMAERJ