A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá nesta quinta-feira (13), às 10h, a 2ª reunião do Fórum Permanente de Diálogos do Judiciário com a Imprensa.
“A imprensa livre, ela existe?” será o tema do encontro, que debaterá questões como “O papel da imprensa em uma democracia”, “Judiciário independente e imprensa livre”, “Direitos humanos e sua proteção”, “Atuação do Judiciário e da imprensa: espaços de fricção”, “Mecanismos de controle e defesa da privacidade, intimidade e honra do cidadão” e “Inviabilidade constitucional de censura prévia”.
O diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, e o presidente do Fórum, desembargador Fernando Foch, abrirão o evento. A juíza Flávia Viveiros de Castro e a presidente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Samira Castro, serão as palestrantes.
Participarão como debatedores o juiz Eric Scapim, diretor do Departamento de Recepção de Novos Magistrados da AMAERJ; o diretor financeiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Geraldo Mainenti; e os jornalistas Thiago Simão Gomide e Paolla Serra.
O evento acontecerá no Auditório Desembargador Roberto Leite Ventura (sede da EMERJ, à Rua Dom Manuel, 25, Centro do Rio), com transmissão pela plataforma Zoom. Inscreva-se aqui.
Leia também: Magistrados do 32º Concurso completam 23 anos da posse no TJ-RJ
Com textos de desembargadores do Rio, livro sobre mediação será lançado em Ipanema
Ouvidoria do TJ-RJ responde a 17 mil manifestações no 1º semestre