O programa “Livro Aberto”, da Escola da Magistratura do Estado do Rio (EMERJ), transmitirá o penúltimo episódio da primeira temporada na próxima quinta-feira (22). A partir das 18h30, será a vez da novela “O Alienista”, do célebre escritor Machado de Assis (1839-1908). O encontro terá transmissão pelo canal de YouTube da EMERJ e pela plataforma Zoom. Haverá tradução simultânea para Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Inscreva-se aqui no webinar. Participarão da roda de leitura e debate os desembargadores Cristina Gaulia, diretora-geral da EMERJ; Ana Maria de Oliveira, presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ; e Heleno Nunes, vice-presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ; e os juízes Alessandra Aleixo, Elizabeth Louro, Elizabeth Saad e Rosana França.
“O Alienista” será lido em dois encontros: o primeiro abrangerá do primeiro ao sétimo capítulo. O segundo, do 8º ao 13º. O objetivo do projeto é estimular a leitura e propiciar o enriquecimento intelectual e cultural.
Leia também: IAB debaterá a Reforma Administrativa sob a perspectiva dos advogados
Justiça brasileira extingue processo contra Lochte por confusão na Rio-2016
Recadastramento na AMAERJ ultrapassa a marca de mil atualizações
“O Alienista”
Dr. Simão Bacamarte, o alienista, é um médico reconhecido na Europa e no Brasil. Ele retorna à terra natal, Itaguaí (RJ), para dedicar-se à psiquiatria. Posteriormente, constrói na cidade o manicômio Casa Verde. No início, internava as pessoas consideradas loucas pela sociedade. Bacamarte, porém, fica obcecado e acaba enxergando loucura em todos, o que lota o manicômio. Assustada, a população se rebela. A Revolta dos Canjicas é liderada pelo barbeiro, Porfírio.
Contos de Machado de Assis, da coletânea “Papéis Avulsos”, foram lidos nos programas anteriores: “Teoria do Medalhão”, “O Espelho” e “O Segredo do Bonzo”.