EMERJ | 04 de setembro de 2023 15:58

EMERJ premia desembargadora Suely Lopes Magalhães com o Troféu Romy

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) premiou a desembargadora Suely Lopes Magalhães, 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), com o Troféu Romy, na última sexta-feira (1º). A magistrada recebeu a homenagem durante a edição 2023 da cerimônia do Prêmio EMERJ Mulheres do Ano. A juíza Elen de Freitas, diretora da AMAERJ de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica, representou a Associação no evento.

Ao discursar, a desembargadora afirmou que o “troféu representa todo o avanço que tivemos ao longo desses anos pela defesa da equidade de gênero”.

“Essa é nossa luta. E não vamos parar, porque temos seguidores. Tive a honra de presidir durante seis anos a Coordenadoria Estadual do Enfrentamento à Violência Doméstica, que foi uma escola para mim. Esse troféu é nosso, é de todas as mulheres maravilhosas, defensoras públicas, promotoras, servidoras, que conosco estiveram na implantação de tantos projetos que conseguimos fazer vingar dentro do nosso Tribunal de Justiça. Esse prêmio representa muito para alguém que luta uma vida por isso. Valeu a pena e se pudesse faria tudo de novo.”

Além da desembargadora Suely Magalhães, receberão o Trófeu Romy a desembargadora Salise Sanchotene, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e as ativistas Maria da Penha Fernandes, Nair Jane de Castro Lima e Sinéia do Vale. O evento ocorreu no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.

A premiação, que homenageia a advogada feminista Romy Medeiros, foi aberta pelo desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da EMERJ. As desembargadoras Adriana Ramos de Mello e Myriam Medeiros da Fonseca Costa, filha de Romy, participaram do evento.

Carioca, Romy Medeiros dedicou a maior parte de sua vida e carreira à causa feminista e aos direitos das mulheres. Foi autora da revisão da situação da mulher casada no Código Civil Brasileiro. Ela era especialista em Direito da Família.

Assista aqui a íntegra da solenidade.

Leia também: Desembargador Cezar Costa lançará livro no auditório da AMAERJ
TJ-RJ instalará duas Câmaras de Direito Público nesta terça-feira
Tribunal de Justiça publica edital de promoção a desembargador