Notícias | 23 de novembro de 2015 11:24

Emerj inaugura retratos de magistradas na Galeria das Professoras Eméritas

Quatro mulheres passaram a reforçar o time de magistrados que tem suas fotografias reunidas na Galeria dos Professores e Professoras Eméritas da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Foram inaugurados, na quinta-feira (19), os retratos das desembargadoras Katya Maria de Paula Menezes Monnerat, Denise Nicoll Simões, Ivone Ferreira Caetano e da juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo.

A iniciativa foi do diretor-geral da Emerj, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, que percebeu a diferença na quantidade de retratos de homens e mulheres. “Quando eu assumi a direção da escola percebi um número acentuado de magistrados, totalizando 21 fotos, e poucas mulheres na galeria. Já havíamos inaugurado duas fotografias e agora damos continuidade descerrando mais quatro retratos, reconhecendo o grande trabalho que estas quatro mulheres realizam na escola”, destacou o desembargador. Agora, a galeria conta com 27 retratos de magistrados que atuam como professores na Emerj.

upload_00006887

Galeria conta agora com 27 retratos de magistrados que atuam como professores na Emerj

A desembargadora Ivone Ferreira Caetano destacou a trajetória de luta das mulheres e disse que não acreditava um dia ver o próprio retrato na galeria da Emerj. “Pelo o que eu vejo, 2014 e 2015 foram os anos da renovação. Todas as iniciativas em relação às mulheres estão atrasadas, mas não tenha dúvida de que é muito bem vinda. O desembargador Caetano me fez regredir no tempo. Nem nos meus sonhos mais bisonhos eu pensei que um dia o meu retrato estaria inaugurado na parede porque não havia possibilidade disso para mim. Quando ele me convidou eu voltei na minha trajetória e vi que eu achava interessante e bonito, mas jamais pensei que o meu estaria ali”, diz a magistrada, emocionada.

A desembargadora Katya Maria de Paula Menezes Monnerat fez parte da primeira turma por concurso da história da magistratura, em julho de 1990. Em seguida, foi trabalhar em outros municípios fluminenses, como São João da Barra e Mendes, mas retornou à Emerj a convite do desembargador Penalva Santos para dar aula de Teoria Geral de Processo. “Em 2010, quando eu já era desembargadora, me convidaram para assumir a presidência do Fórum Permanente de Direito da Família e Sucessões da Emerj. Estamos à frente, com nossos 10 membros, ajudando a esclarecer dúvidas e o público leigo sobre muitas questões de Direito de Família e Sucessões que são matérias que geram muitas dúvidas e é assim que a gente tem contribuído para a escola”, explica. 

A desembargadora Denise Nicoll Simões agradeceu a homenagem. “Eu estou muito emocionada e feliz com essa homenagem. Minha trajetória na Emerj começou há 12 anos, quando me chamaram para coordenar a parte de Sucessões de Direito Civil, onde atuo até hoje”, disse a magistrada.

Já a juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo foi escolhida para discursar em nome das outras homenageadas. “A inauguração de quadros de mulheres pontua uma quebra de paradigma que é o respeito ao gênero. Este é o tipo de escola que a gente precisa e quer, que vem sendo construída desde a década de 1990”, elogia. A magistrada foi aluna da Escola da Magistratura em 1992 e no ano seguinte foi aprovada no concurso para juíza. Depois, começou a dar aula, assumindo a coordenação de Direito de Família. Ela atua nos fóruns de estudo dando palestras, é professora do curso preparatório para quem deseja ser juiz e atualmente vem ministrando aulas para juízes novos. Aglaé também criou um curso de aperfeiçoamento para juízes mais experientes. “A gente está sempre criando metodologias novas de ensino, em que o aluno participa integralmente das aulas e não fica só assistindo”, enfatiza.

Também participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro no biênio 2005-2006, desembargador Sergio Cavalieri Filho, e a presidente do Conselho Consultivo da Emerj, desembargadora Patrícia Serra.

Fonte: TJ-RJ | Foto: Brunno Dantas