EMERJ | 07 de junho de 2021 13:16

José Miguel Wisnik inaugura o programa virtual ‘Livro aberto’

O professor, ensaísta, compositor, pianista e compositor José Miguel Wisnik será o palestrante do webinar de apresentação do programa “Livro Aberto”, iniciativa da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro). Magistrados do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) participarão do encontro virtual nesta quarta-feira (9), das 18h30 às 20h30.

Inscreva-se aqui. No primeiro encontro, dirigido pela produtora cultural e servidora Silvia Monte, haverá a leitura do poema “A um bruxo, com amor”, homenagem de Carlos Drummond de Andrade a um dos grandes autores da literatura brasileira, Machado de Assis. A abertura será realizada pela diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e terá como leitores a desembargadora Ana Maria Oliveira e os juízes Paula Cossa, Renata Lima e Ricardo Andrade.

O encontro será transmitido pela plataforma Zoom e pelo canal de YouTube da Escola da Magistratura do Rio. Os textos estarão disponíveis para leitura.

‘Livro Aberto’

O programa “Livro Aberto” terá encontros virtuais, em respeito às normas de segurança em decorrência da pandemia da Covid-19. Todas as leituras serão transmitidas na plataforma Zoom e poderã ser acessadas no YouTube. Haverá tradução simultânea na Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Nesta primeira temporada, a cada 15 dias, a EMERJ convidará magistrados do Poder Judiciário para lerem obras de renomados contistas das literaturas brasileira e estrangeira, com o objetivo de divulgá-las, estimular a leitura, fomentar o enriquecimento intelectual e cultural, além de provocar a reflexão crítica.

O convidado

Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), José Miguel Wisnik começou sua trajetória musical estudando piano erudito no Conservatório Aymoré do Brasil, em São Vicente. Aos 17 anos, apresentou-se como solista à frente da OSM (Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo). Aos 18, mudou-se para a capital paulista, onde cursou letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

A vida e a obra de José Wisnik misturam literatura e música. Lançou álbuns, escreveu ensaios e participou de livros, entre eles “Os sentidos da paixão, o olhar e ética” e “Livro de Partituras”.

Leia também: Lei de Migração será abordada em webinar promovido pelo IAB Nacional
Grupos de apoio à adoção manifestam-se a favor do movimento pró-crianças
Com filme premiado no Canadá, Cinelli escreve artigo para jornal

*Com informações de EMERJ