Em maio, os jornais informavam sobre a ação policial mais letal da história do Rio de Janeiro, ocorrida na favela do Jacarezinho: 28 pessoas foram mortas em operação da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil. O caso será discutido na 24ª reunião do Fórum Permanente de Segurança Pública e Execução Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).
O evento “Segurança Pública e Direitos Humanos. A intervenção policial no Jacarezinho respeitou os direitos humanos?” ocorrerá em 25 de novembro, às 17h, com transmissão pelas plataformas Zoom e YouTube.
Leia também: AMAERJ e Mútua firmam parceria para incentivo à prática esportiva
No ‘ConJur’, desembargador aborda as consequências do casamento infantil
Presidente Felipe Gonçalves lançará livro nesta quarta-feira (10)
A abertura caberá aos desembargadores Alcides da Fonseca Neto, presidente do Fórum, e Luciano Silva Barreto e ao coronel Íbis Silva Pereira, da Polícia Militar do Estado do Rio e membro do Fórum.
Os palestrantes serão o defensor público Henrique Guelber, a advogada Maíra Fernandes, o repórter Chico Regueira (TV Globo) e Patrícia de Oliveira, protagonista na criação da Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência e integrante da Rede Nacional de Mães e Familiares de Vítimas do Terrorismo do Estado.
Em 14 de outubro, o Ministério Público denunciou à Justiça dois policiais civis por envolvimento no homicídio de uma pessoa na operação no Jacarezinho.